sábado, outubro 18, 2008

Uriah Heep - Wake The Sleeper (2008)

image hosted by ImageVenue.com

Se o Kiss parece ter enveredado de vez pelo caminho da auto-paródia, outro grupo veterano que seguia pelo mesmo caminho resolveu mostrar sinais de renovado vigor: o Uriah Heep.

Lá se iam dez anos desde que o histórico quinteto inglês se aventurara no estúdio, então para gravar o regular Sonic Origami. Como acontecia com dezenas de grupos daquela geração, parecia que o grupo esgotara sua criatividade, embora ainda fosse capaz de realizar apresentações arrebatadoras, como a que vi há cerca de três anos no Canecão. O resultado não poderia ser mais previsível: de 2000 até 2004, o Uriah Heep lançou nada menos que seis discos ao vivo, sem contar relançamentos de gravações da década de 70.

Dizia o Barão de Itararé (segundo brasileiro mais sábio de todos os tempos), “de onde menos se espera é que não sai nada, mesmo”. Pois, como que contrariando o venerando nobre, Mick Box e sua turma resolveram mostrar que ainda têm algumas balas na agulha. A faixa título, abrindo o disco, é um semi-instrumental (a única letra é o próprio titulo) endiabrado, mostrando que o wah-wah continua sendo o efeito preferido de Box e abrindo caminho para a incendiária “Overload”. Mas isso serve apenas de aperitivo para “Tears Of The World”, para mim a melhor música do Uriah Heep desde “Too Scared To Run”.

Claro que o disco não segue todo nesse mesmo padrão, mas que artista hoje é capaz de lançar um álbum inteiro com canções memoráveis? Para uma banda que não lançava nada novo há dez anos, o resultado é muito bom. A única nota destoante é que Wake The Sleeper marca a ruptura de uma formação invulgarmente estável. Por motivos de saúde, o histórico baterista Lee Kerslake decidiu se aposentar, substituído pelo competente Russell Gilbrook. De resto, lá estão os membros que militam na banda desde 1986: Mick Box (único fundador ainda no grupo) na guitarra, Bernie Shaw nos vocais, Phil Lanzon nos teclados e Trevor Bolder no baixo.

1. Wake The Sleeper
2. Overload
3. Tears Of The World
4. Light Of A Thousand Stars
5. Heaven's Rain
6. Book Of Lies
7. What Kind Of God
8. Ghost Of The Ocean
9. Angels Walk With You
10. Shadow
11. War Child

Download

2 comentários:

André Luis da Silva Leite disse...

bom post, valeu, excelente comentário sobre o Kiss

Eufonia disse...

Qual é a dos temas orientais? =P