sexta-feira, janeiro 09, 2009

The Animals – Retrospective (2004)



Com todo o respeito aos Beatles e aos Stones, esta aqui é minha banda favorita da chamada Invasão Britânica do início dos anos 60. Antes que alguém queira queimar minha casa e me eviscerar em praça pública, deixa eu explicar. Eu gosto muito de Beatles e Stones, e a influência deles na música é definitiva – além disso, expandiram os limites do rock. O que eu estou dizendo é que, em relação ao que as bandas fizeram em seus primeiros discos, o rhythm’n blues raçudo dos Animals sempre me seduziu mais que os roquinhos dos Beatles e o próprio r’nb dos Stones. Questão de gosto, mesmo.

Claro que, por trás disso está um diferencial inescapável, o vozeirão de Eric Burdon. Impressionante como um nanico inglês com cara de arruaceiro da turma da escola conseguia cantar daquele jeito. Conta a lenda que, quando a versão deles para “The House Of The Rising Sun” começou a tocar nas rádios, as pessoas pensavam que Burdon fosse negro, achando que um branco não conseguiria cantar daquela forma. Detalhe: foi o primeiro compacto de um grupo inglês, fora os Beatles, a chegar ao topo da parada americana.

Nada mal para um grupo que começou em 1962, em Newcastle, quando Burdon assumiu os microfones do Alan Price Rhythm and Blues Combo, formado pelo próprio Price nos teclados, mais Hilton Valentine na guitarra, Chas Chandler no baixo e John Steel na bateria. Com todo respeito a Price, com um nome desses a banda não ia a lugar algum. Com a entrada de Burdon, as apresentações se tornaram tão agitadas que o público local passou a se referir ao grupo como “os animais”, e o nome pegou.

O estouro dos Beatles na Inglaterra e depois nos EUA abriu caminho para outras bandas, inclusive The Animals, que adotaram até os terninhos, embora Burdon parecesse um interno num reformatório arrumado à força para se apresentar ao juiz de menores. Mesclando clássicos do r’nb americano com composições de autores contratados, o grupo emplacou um sucesso atrás do outro, mas acabou sucumbindo às próprias crises internas.

Em 1965, Price deixou a banda. O motivo alegado é que seu crescente pânico de aviões tornava difícil excursionar, mas o fato é que ele se ressentia de Burdon ter “roubado” dele a liderança de “sua” banda. No fim do ano a banda anunciou a dissolução. Entre 1966 e 1969, Burdon liderou uma nova versão do grupo, mais voltado para o som psicodélico, gravando em seguida com o grupo War. Houve ainda duas voltas da formação original, uma entre 1976 e 1977 e outra entre 1983 e 1984.

Aqui está uma ótima coletânea com o melhor da banda.

1. House of the Rising Sun
2. I'm Crying
3. Baby Let Me Take You Home
4. Gonna Send You Back to Walker
5. Boom Boom
6. Don't Let Me Be Misunderstood
7. Bring It on Home to Me
8. We Gotta Get Out of This Place (Us)
9. It's My Life
10. Don't Bring Me Down
11. See See Rider
12. Inside - Looking Out
13. Hey Gyp
14. Help Me Girl
15. When I Was Young
16. A Girl Named Sandoz
17. San Franciscan Nights
18. Monterey
19. Anything
20. Sky Pilot
21. White Houses
22. Spill the Wine (Eric Burdon & War)

Download

No vídeo, “We Gotta Get Out Of This Place”:

6 comentários:

Anônimo disse...

The Animals é muito show, é clássico do rock, muito bom de ouvir... Gostaria de fazer um pedido se desse (Disponibilizar algo do Tony Joe White para download) Agradeço, o site está muito bom. Abraço

Eduardo
Novo Hamburgo - RS

Unknown disse...

cara concordo em gênero e grau com o que você escreveu, cê tem todo o meu respeito! sou apaixonada por beatles e stones, e aliás, com bandas tão excepcionais, as vezes a gente não consegue estabelecer um pódio, mas, como você mesmo disse, por questão de gosto, eu sempre acabo mergulhando mais a fundo em animals...foda demais!

Tiago disse...

Queria poder baixar os albuns dos Animals com a formação original

Anônimo disse...

Ótima banda com um dos melhores vocalistas! só lamento que seja muito difícil encontrar as gravações originais em stereo! apenas uma vez pude ouvir "The House Of The Rising Sun" em stereo, mas não sei se na verdade foi criado (falso stereo) ou re-processado...um abraço e parabéns pelo blog!
Claudio

Anônimo disse...

contrastes casé sátira retina avaliáveis melhorarem inigualável ultramoderno perigosos paramos

Anônimo disse...

Obrigado pelo download, sem dúvida o melhor blog de música, parabéns!!
plets