quinta-feira, janeiro 08, 2009

Le Orme – Collage (1971)



Galera, depois de um lançamento, uma velharia. Já vão bem mais de duas décadas desde que o Mason me apresentou ao Le Orme, por meio de uma fita cassete (sim, somos velhos). Me encantei imediatamente, e até hoje o trio (agora quarteto) é minha banda progressiva italiana favorita, seguida de perto pelo Banco (por algum motivo, nunca achei PFM essa cocada toda). No início desta década, tive a alegria de ver uma arrebatadora apresentação deles no Rio Prog Fest, o que só aumentou minha paixão pela banda.

Le Orme (em italiano, As Pegadas) foi fundado em 1966, perto de Veneza, pelo vocalista e então guitarrista Aldo Tagliapietra, junto a outro guitarrista, um baixista e um baterista. Antes de gravarem o primeiro LP, em 1968, o baterista original foi substituído por Michi dei Rossi e a banda recebeu um quinto membro, o tecladista Toni Pagliuca. Após o lançamento do disco (e de uma coletânea de compactos) o segundo guitarrista e o baixista foram embora, com Tagliapietra assumindo o baixo, enquanto os teclados passavam a ter posição dominante no som da banda. Collage é o primeiro disco dessa formação.

Por ser um trio no qual o teclado predomina e o baixista canta e toca guitarra, Le Orme era freqüentemente (sim, eu me recuso a abandonar o trema) chamado de “ELP italiano”, o que considero uma grande injustiça. Primeiro porque o som é bem menos caótico. Segundo porque a “italianidade” dá uma cara própria ao grupo – como aliás, permitiu a criação de um segmento dentro do progressivo como um todo.

Bem, aqui está. Espero que gostem.

1. Collage
2. Era inverno
3. Cemento armato
4. Sguardo verso il cielo
5. Evasione totale
6. Immagini
7. Morte di un fiore

Download

Em vídeo, uma versão ao vivo de “Sguardo Verso il Cielo” na década de 70, com direito a orquestra.

2 comentários:

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaaaande Dagda!
Se você e mais algum maluco que pasar por aqui se interessar por outros discos do Le Orme, dê uma passada lá no Pântano Elétrico porque eu disponibilizei lá a discografia completa dos caras; taí o link direto pro post:

http://opantanoeletrico.blogspot.com/2008/11/pegada.html

Grande abraço.
Valeu!
ML

Renan Wolff disse...

Hahaha, pelo menos mais um maluco vocês acharam. Coisa complicada que se é de baixar algo de Le Orme. Mas vale cada esforço. Abraços!