quinta-feira, janeiro 03, 2008

October Project – Dois CDs

Esta aqui é uma banda que eu descobri em 1993 e que parece ter existido para desafiar rótulos. É rock? Calmo demais. Pop? Denso demais – e com o vozeirão de Mary Fahl. New age? Atormentado demais, por conta das letras de Julie Flanders. Progressivo? Minimalista demais. No fim, é um pouco de tudo isso, com uma temática que às vezes beira o gótico, mas com um tempero percussivo. Só ouvindo mesmo.

Julie Flanders conheceu o tecladista Emil Adler ainda na adolescência. Fizeram faculdade juntos e acabaram se casando. Dessa união nasceu também uma sólida parceria musical, à qual se somou a também tecladista Marina Belica. Mas, embora Marina cantasse, sua voz era comum, naquela linha suave e meio chatinha do começo dos anos 90.

A química só ficou completa com a entrada em cena de Mary Fahl, uma estudante de literatura medieval e atriz bissexta. Com uma voz poderosa e mais para grave – na contramão da moda – ela deu o toque de personalidade que faltava à banda, completada pelo guitarrista e (mais) violonista David Sabatino.

Depois de muito tocar em festinhas de amigos, o quinteto (Flanders era contada como membro da banda) gravou uma fita demo e conseguiu um contrato com a Epic, o que resultou nos dois discos abaixo.

October Project (1993)

image hosted by ImageVenue.com

Trabalho de estréia da banda, é, como foi dito acima, um disco para desafiar rótulos. O instrumental é muito elaborado, mas sem espaço para solos. Cada instrumentista (incluindo baterista, percussionista e baixista contratados) faz sua parte para montar uma moldura sonora na qual a voz de Fahl, com apoio de Belica, valoriza as excelentes letras de Flanders.

Se só puder ouvir uma música, vá direto para "Take Me As I Am", remotamente inspirada no livro Entrevista com o Vampiro, de Anne Rice – que depois pirou e virou fanática religiosa.

1. Bury My Lovely
2. Ariel
3. Where You Are
4. A Lonely Voice
5. Eyes Of Mercy
6. Return To Me
7. Wall Of Silence
8. Take Me As I Am
9. Now I Lay Me Down
10. Always
11. Paths Of Desire
12. Be My Hero

Download

Falling Farther In (1995)

image hosted by ImageVenue.com

Em seu segundo disco, o October Project soou um tantinho mais pop, embora as qualidades do primeiro trabalho ainda estivessem presentes. A entrada definitiva do percussionista Urbano Sanchez deu uma certa latinidade que às vezes cai bem, outras não. "Sunday Morning Yellow Sky", por exemplo, ficou desnecessariamente pop com a batidinha reagge/jazzista, a despeito da interpretação apaixonada de Mary Fahl. Já "Adam & Eve" e a faixa título valem o disco.

O álbum chegou a entrar no Top 200 da Billboard, mas ficou abaixo das expectativas da Epic, que encerrou o contrato com a banda. Pouco tempo depois, o October Project se separou.

Recentemente, Adler, Flanders (que agora canta) e Belica voltaram a se apresentar como October Project, mas fica bem claro que falta a liga dada por Mary Fahl, que segue uma injustamente discreta carreira solo.

1. Deep As You Go
2. Something More Than This
3. Sunday Morning Yellow Sky
4. Adam & Eve
5. Johnny
6. Funeral In His Heart
7. After The Fall
8. One Dream
9. Dark Time
10. Falling Farther In
11. If I Could

Download

14 comentários:

Noturna disse...

otimo post. mandou super bem

Anônimo disse...

Estou ouvindo desde ontem...muito bom....
Temos que sair do padrão de vez em quando...
Parabéns

Helton

Luizinho disse...

Muito bom mesmo. Continua colocando essas coisas "diferentes". É bom pra dar uma refrescada na alma rockeira.

Anônimo disse...

Só ouvi o 1º, mas que disco sensacional, suave, bonito porra, muito bom conhecer esses sons :)

Anônimo disse...

Eu conheci o October Project há bastante tempo, através da minha irmã que comprou o CD porque "a capa era interessante e estava muito barato". Ela adorou e eu mais ainda. Acabei importando o 2º cd da Amazon, bom mas não como o primeiro. Gosto muito de escutá-los quando viajo dirigindo, é uma ótima trilha para esses momentos. Parabéns pelo post e pelo site.

Anônimo disse...

Vocês precisam ouvir o CD que eles fizeram com o Dark Side of the Moon. Simplesmente espetacular !!!!

para quem quiser baixá-lo segue

http://rapidshare.com/files/100127562/Mary_Fahl_Darkside_2.zip

PAULO

bruptcom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
bruptcom disse...

Eu baixei pq eu estava atrás da música WALL OF SILENCE ,mas não encontrei só ela,mas tudo bem! Eu adorei o album d qualquer forma. Eu fiz o upload de cada música desse album no 4share e é só seguir o link para baixar ou ouvir----->http://www.4shared.com/dir/7400341/53061dd0/sharing.html

Anônimo disse...

ATÉ HOJE NÃO CONSEGUI A MÚSICA "WALL OFSILENCE" E GOSTARIA MUITÍSSIMO, MAS MUITISSIMO MESMO, QUE SE ALGUEM TIVER, QUE POR FAVOR, FAÇA A GENTILEZA DE ME ENVIAR.
MUITO OBRIGADA.
LILI.
(ljrodrigues1978@hotmail.com)

Anônimo disse...

Não sei se parece a Ênia rouca, ou a versão feminina e piorada do Demis Rousso.
Tem quem goste pelo jeito, né?
O tributo ao The Dark Side até que ficou bonzinho, criativo no começo mas caiu na mesmice da metade prá lá.
Estes dois aí ficaram uma coisa! Bom prá ser trilha sonora do Highlander: Endgame (Higlander, A Batalha Final), aquela sequencia que detonou a série inteira.
Recomendo ouvir com fone de ouvidos,bem baixinho pra ninguém saber. Ou melhor: não ouça esta merda!
Classificação em estrelas: Buraco Negro. E fedido!

Anônimo disse...

p.s. Pelo amor de Deus, ninguém merece isso. Nem quem gosta...

Anônimo disse...

Som muito legal...
A Lonely Voice e Wall of Silence são tão lindas quanto a cantora... super gata, super voz, diferente e envolvente. Nota 10!

Anônimo disse...

Gostei muito sou fã!! muito envolvente!

Unknown disse...

Muito Bom! Essa Mary Fahl ratifica minha leiga e modesta opinião: o vocal feminino é supremacia,vide Liza Gerhard, Liz Fraser, Dolores O`Riordan, Elis, Aretha,etc.