domingo, março 15, 2009

Nightwish – Made In Hong Kong (And In Various Other Places) (2009)



Galera, dia 31 sai lá for a o novo EP ao vivo do Nightwish, mas o dito cujo já está aqui na caverna.

Sobre ele, valem dois comentários que se relacionam. Primeiro, louve-se a coerência e a ousadia de Tuomas Holopainen ao tomar uma atitude que eu já havia preconizado aqui. Segundo, cumpre declarar minha completa perda de interesse pela banda.

Quando botei aqui o bootleg Live In Helsinki, escrevi que o único jeito de o novo Nightwish funcionar seria romper radicalmente com a fase anterior da banda. Por mais que Holopainen seja de fato e de direito a força criativa do grupo, o que dava liga ao som do Nightwish era a poderosa voz de Tarja Turunen. As músicas foram feitas para seu registro de soprano dramático. Anette Olzon não tem o mesmo registro – seria, no máximo, soprano ligeiro, caso tivesse um treinamento formal. Ponto. Sua origem sequer é o chamado metal sinfônico, mas a banda de Arena Rock (hoje chamam de AOR) Alyson Avenue. Suas tentativas de cantar as canções antigas do grupo variam entre o banal e o patético. Ela conseguiu destruir “Sleeping Sun”.

A lista de canções do EP mostra que Tuomas se rendeu a essa realidade. São todas músicas gravadas originariamente por Anette, feitas para o registro dela. Essa é uma postura corajosa e honesta com Anette, com as músicas e com os fãs – na medida em que não tenta fingir que é a mesma banda com uma ligeira mudança de formação.

Daí a segunda observação. Eu sou um grande fã do Nightwish antigo, mas o novo não me desperta a mínima emoção. Acho, e isso é exclusivamente a minha opinião, que a voz de Anette não tem personalidade, estendendo esse defeito às músicas que interpreta. Ganhei Dark Passion Play, ouvi bastante – assim como o bootleg e este EP – e me convenci de que não gosto. Como também acho fraco o esforço solo de Tarja. Boa sorte à banda, que os fãs do novo Nightwish desfrutem (afinal, este post é pra eles), mas eu tô fora.

1. Bye Bye Beautiful (Live)
2. Whoever Brings The Night (Live)
3. Amaranth (Live)
4. The Poet And The Pendulum (Live)
5. Sahara (Live)
6. The Islander (Live)
7. Last Of The Wilds (Live)
8. 7 Days To The Wolves (Live)
9. Escapist
10. While Your Lips Are Still Red
11. Cadence Of Her Last Breath (Demo)

Download

No vídeo, o trailer do documentário:

5 comentários:

Anônimo disse...

Olha, nao vou ser mais um no duelo tarja X annete, fui no show aqui em Manaus e achei a mulher super dedicada e atenciosa, tirando o fato de ela ser muito gata, ja me conquistou.

Abraço.

Anônimo disse...

Eu fui ao show de são paulo no dia 08 e adorei, ela se esforça e tenta ao menos convenser a sua competência, é apenas questão de tempo para os fãns antigos se acostumarem com a voz dela e aos futuros arranjos de Mr. Holopainen, deem um crédito a banda ela continua bombástica e emocionando o público.

Dagda disse...

Ok, galera. Vocês me convenceram. Anette é simpáica, didicada, esforçada, atenciosa e muito gata. Tô decidido a namorá-la.

Agora, venhamos e convenhamos, nenhum desses adjetivos se refere a eventuais qualidades como cantora, reparam? ;-)

Abs

D

Unknown disse...

Find more Nightwish in my mp3blog and forum searches:

HERE
and
HERE

Dagda disse...

É galera, esse já era. O Rapidshare tirou do ar.