domingo, março 08, 2009

Sobre o prêmio Dardos

Galera, na última semana, diversos amigos, blogueiros de primeira qualidade, indicaram a Caverna para um certo “prêmio Dardos”. Agradeço ao Fireball, ao Progshine, ao Geezer e ao Pirata pelo gesto simpático, mas vou pedir que, pelo menos por enquanto, ninguém mais indique, não. Vou explicar o motivo da aparente antipatia.

Eu dei uma busca na internet à cata da origem do tal prêmio. Não encontrei. Não sei quem é o premiado 01 ou quem teve a idéia. Se alguém souber, por favor avise. Só encontrei referências ao prêmio (na verdade, uma menção honrosa compartilhada entre blogueiros) nos blogs homenageados. A outra coisa que percebi foi um aumento no número de posts deletados – que pode ser mera coincidência.

Vale lembrar, galera, que, embora nossos blogs não tenham qualquer fim lucrativo e sejam feitos com a única intenção de divulgar boa música, essa não é uma atividade legalmente reconhecida, pelo contrário. Somos alvo freqüente da indústria. Tudo bem que eu sou paranóico, mas não me pareceria muito implausível alguém lançar uma corrente online para rastrear blogs, tendo os próprios blogueiros como disseminadores. Seria como, em 1968, o DOI-CODI lançar anonimamente um “prêmio comunista do ano” para que cada militante de esquerda indicasse os dez melhores comunistas. Depois era só passar o rodo.

Sei lá, a gente encara essa atividade com uma paixão tal que esquece o quanto é bom ser prudente.

Mais uma vez, agradeço a lembrança de quem indicou a caverna. Sou fã de vocês todos.

8 comentários:

Fireball disse...

Dagda,

Acho que, na dúvida, vc tá certo.

Aliás, só vi vc e o Boogie Woody questionarem esse prêmio.

Na falta de uma origem e significado do tal Dardos, acho melhor ficar com um pé atrás.

Eu mesmo tirei do meu blog a postagem referente ao prêmio.

Vou aguardar também.

Abraço

Geraldo disse...

Falar depois é fácil, mas, acredite, também achei estranho esse prêmio não ter uma origem. Quem inventou isso?

E convenhamos, o nome dardos é bem estranho.

Unknown disse...

Eu comentei a mesma coisa com o Edson do G&B e César do SDN, eu ouvi esse papo ah um tempo mas para não parecer antipático coloquei depois de sete indicações, resisti o quanto pude, mas foi um post e nem selo da coisa coloquei no blog, seguro morreu de velho.

Abs.

Anônimo disse...

É como o nosso amigo disse: "Dardos". Dardo é um jogo, que por sinal tem um objetivo específico: acertar o alvo na mosca. Uma vez que o alvo está na mira você acerta "na mosca". Com os blogueiros colocando o alvo na mira do dardo, certamente ele vai acertar "na mosca". E como disse o autor do blog: um pouco de "prudência é sempre bom, não?
Abs,

Anônimo disse...

what's going on with the blog??

Anônimo disse...

Bacano, continua no anonimato que é a melhor coisa que fazes.
Posso criticar? 1º Crítica má: Obrigado pelo José Cid, mas já que existe tanto desdém pela parte dos brasileiros, que tal mudar de dialecto? Nada de ficar agarrado à cultura da ex-colónia. 2º Crítica boa: Obrigado pelo José Cid e por tudo o resto.

Marcello 'Maddy Lee' disse...

Graaaande Dagda!
O Prêmio Dardos já existe há um tempão e só agora chegou aos blogs que se dedicam à música.
Eu já tive um outro blog em que eu não postava nada de música, somente comentários, observações, textos em geral e era frequentado somente por outros blogueiros do mesmo gênero (aliás, era um mínimo de 30 comentários por postagem, mas facilmente chegava a 100); este blog (que eu já abandonei há algum tempo) foi agraciado com o Prêmio Dardos em agosto de 2008, se não estou enganado.
Pelo que eu soube, na época, foi criado por alguém que quis realmente agraciar aqueles blogs que ele (ou ela) achava que, de uma forma ou de outra, contribuíam culturalmente e que tinham esse tipo de qualidade intrínseca - um tipo de 'mimo' para aqueles que gastam seu tempo e têm a iniciativa de criar algo de valor e que agregue pessoas, mesmo que virtualmente. Não é nada mais que uma gentileza, sem segundas intenções.
No final das contas, esse tipo de prêmio acabou virando uma mania, igual a que ainda persiste entre vários blogs, que é a de trocar 'selos' homenageando os blogs e os blogueiros, de várias formas.
É claro que, com o tempo, isso tudo virou uma bola de neve e acabou chegando ao blogs sobre música.
Sobre os posts deletados, sinceramente, eu não vi, nem tive, posts deletados por causa disso; talvez seja mesmo coincidência ou, como você disse, paranóia sua. (rsrsrsrsrsrs)
O Pântano Elétrico recebeu vários desses prêmios e fiquei agradavelmente surpreso por ter sido indicado por blogueiros que eu não conhecia e que, pelo jeito, frequentam o blog, mesmo que anonimamente. Se essa premiação servir para que os links que eu subo tenham uma maior expectativa de vida, tá valendo, já que é provável que, com uma maior exposição, a frequência aumente.
No mais, meu camarada, relaxe! E se resolverem fechar nossos blogs por conta disso, bem, podemos fazer um outro nos mesmos moldes no mesmo dia - acho que já está comprovado que a galera que nos visita é fiel.
Um grande abraço.
Valeu!
ML

Eu Ovo disse...

Concordo contigo Dagda,
inclusive nunca falei nada sobre esse prêmio etc.
Mesmo estando em várias listas.
Prefiro ficar quieto no meu canto - por esse mesmo motivo nunca usei o usercash nos links do blog - com medo de configurar ganho numa atividade que faço questão de frisar que é gratuita.
abs