sábado, dezembro 29, 2007

Nightwish – Live In Helsinki (2007)

image hosted by ImageVenue.com

Ok, galera. Para formar uma opinião definitiva sobre a mudança dos microfones do Nightwish, eu tinha que ouvir Anette Olzon ao vivo. Corri atrás encontrei este bom bootleg na comunidade Avalon (o link já está na lista de recomendados).

Conclusão? A única possibilidade de dar certo é Tuomas Holopainen tomar uma decisão radical e banir dos shows todo o repertório antigo da banda. Nas listas de discussão, muita gente defende que Tuomas não poderia mesmo procurar uma imitadora de Tarja Turunen, que tinha de partir para alguém diferente e que, no frigir dos ovos, o Nightwish agora é uma outra banda. Em estúdio, pode até ser. Ao vivo, o bicho pega – ou melhor, não pega.

As músicas que foram feitas para a vozinha de Anette até funcionam, mas nas canções gravadas originalmente por Tarja, a performance da moça é simplesmente patética. Como eu já opinei aqui, ela tem uma voz comum. Afinadinha, corretinha, mas curta, sem profundidade e, o que é mais sério, sem personalidade. Fica parecendo uma (má) banda cover de Nightwish.

Tuomas é, além de excelente tecladista, um compositor inspirado, com boas melodias e letras brilhantes – apesar de afundado até a cabeça em culpa cristã. Mas esta gravação desfaz uma certa injustiça que alguns fãs exaltados cometem de atribuir a ele a única responsabilidade pela qualidade musical da banda. Não. Embora Tarja não compusesse (dizem as más línguas que ela sequer ensaiava), a voz dela ajudava a definir o caráter das músicas. O melhor exemplo esta naquela que é uma das minhas canções favoritas da banda: "Sleeping Sun". Com Anette, a música (antes densa e envolvente) revelou-se dolorosamente brega.

Quero agora ouvir alguma gravação ao vivo de Tarja em excursão solo. O disco de estréia dela pecava principalmente pela falta de um compositor inspirado. Mas, para os shows, não é tão difícil assim contratar músicos que emulem o Nightwish. O resultado pode até ficar uma titica, mas ao menos as músicas vão contar com o vozeirão dela – e ninguém vai precisar ouvir "Eva"...

Ah, segue uma capa que eu mesmo fiz.

01. Intro
02. Bye, Bye, Beautiful
03. Cadence Of Her Last Breath
04. Dark Chest of Wonders
05. Ever Dream
06. Come Cover Me
07. Amaranth
08. Sacrament of Wilderness
09. The Islander
10. The Poet And The Pendulum
11. She Is My Sin
12. Sahara
13. Sleeping Sun
14. Slaying the Dreamer
15. Nemo
16. Dark Passion Play Platinum Awards
17. Eva
18. Wishmaster
19. Wish I Had An Angel
20. Outro

Download

15 comentários:

Tiago Matias disse...

Cara, gosto bastante do seu blog, e agora vc diz que é do Avalon? Po, eu tb! hehehe Qual é o seu apelido lá? Abraço!

Anônimo disse...

brilliant . . thanks
Happy New Year

Anônimo disse...

Ouvi o bootleg. Concordo com você.

Taradão disse...

you fail

Anônimo disse...

tt

Anônimo disse...

Bom cara, acho que voce simplesmente está sendo precipitado... o Nightwish agora está mais poderoso que nunca... e a Anette Olzon tem um estilo completamente diferente da tarja... logo nao da pra comparar uma com a outra! se voce diz que o nightwish agora nao ta bom... entao pq sera que eles tao concorrendo a uma porrada de premios?? e pq sera que em menos de 24 horas venderam mais de 60000 albuns?!! e esse é o album mais pesado deles... e veio perfeito! graças tambem a unica Olzon... e certamente se a tarja for cantar as musicas da olzon vai vir uma merda tambem... disso nao tenho duvidas!

Nightwish foi indicado para o Emma Awards nas cinco diferentes categorias seguintes:

- "Banda do Ano"
- "Melhor álbum de metal" (Dark Passion Play)
- "Melhor álbum" (Dark Passion Play)
- "Música do Ano" (Amaranth)
- "Melhor artista finlandês"

Anônimo disse...

concordo com o "buick" o cd da nova formação do nightwish ficou mto bom msm. Mas o teste real pra uma banda eh show, em estudio eh facil, e realmente o único jeito do nightwish ficar legal eh tocando somente as musicas novas, os classicos ficaram horriveis na voz da Olzon.
Sou fã do genero e prefiro Within Temptation....bota um post deles aih!!!!!

Anônimo disse...

A única coisa que presta no bootleg é a sua capa Sr. Dadga ;)

Dany disse...

olha mais é claro q quando uma banda vira modinha ela concorre a uma porrada de preimos mesmo , pelo amor de deus essa banda agora ta parecendo evanescense.

Untold One disse...

Patética!!!Com Annete o Nightwish ganhou um peso q nunca teve,mas é correto sizer q ambas vozes sao completamente diferentes e incomparaveis. Mas concerteza Nightwish com Annete voutou a um peso q havia perdido (ou nunca encontrado),ficou + Power do q o caminho "mega opera" que tava indo. Conheço a banda de muito tempo. Longa vida a Annete,nao poderia existir cantora melhor para assumir o Nightwish!!!

Untold One disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Untold One disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Untold One disse...

Um Blog tão bom com uma postagem de criticas tao imparciais e sem nexo.Parece que se trata apenas de algem q simplesmente está com raiva pq a Tarja saiu (q em carreira solo mostrou ser melhor!!!).Conheço muito bandas com mulheres no vocal (Power/Symphonic/Gothic...).Uma dica, escutem Krypteria (o 1 cd eh + balads_porem "get the hell out of my way" e alguns outros saem desse tutulo_, jah os segintes albuns da banda sao + goticos).

Anônimo disse...

Gente... nightwish não é mais o mesmo com anette... não adianta ficar aki discutindo. Anette é uma ótima cantora, porém, com estilo beem diferente da Tarja. Não tem como comparar e tbm não adianta culpar a Anette por isso. Nightwish mudou, sim; uns gostaram, outros não. Não há como agradar a todos. Bem, na minha opinião Nightwish é bom com tarja e anette, ambas são otimas cantoras.
E, o nightwish atual não foi ao Emma por ser "modinha". Anette tem uma bela voz e o CD dark passion play ficou realmente um "chuchuzinho" opkaspkosakapo
Btw... ALGO CONTRA EVANESCENCE? ¬¬

Anônimo disse...

Realment nightwish nao é o msm com a Anette. A anette pode ser ate uma boa cantora, mas o q fazia o Nightwish ser diferent era a Tarja e era a diferença q a Tarja fazia na banda q fez as pesoas gostarem mais e mais! é a Anette nao tem culpa mas ela assumiu uma responsabilidade mto grande em se colocar no lugar da Tarja! o novo cd ta mto maneiro mas foi pq o Tuomas teve o imenso trabalho de voltar as musicas pra voz da Anette! eu nao sei aonde v6 tiraram q o album novo o mais pesado deles, esse infeliz q disse issu nao dve ter escutado "Ocean Born 1998" e nem "Wish Master 2000"
nossa Nightwish é tao bom com a Anette q A maioria dos fas deixaram de gostar do Nightwish!nao é pq ficaram com raiva, mas pensa bem se ficasse bom msm todo mundo ia gostar! Sem a Tarja fazendo a diferença no Nightwish, Nightwish vira uma banda normalzinha como muitas por ai!
e pra mostrar q a Anette nao consegue acompanhar o ritmo da Tarja, eu vi um show deles pelo youtube na Alemanha a Anette tentando cantar "Slaying the Dreamer" no final ela nao consegue chegar nas notas mais altas qndo a Tarja começa a gritar
Nightwish nao virou modinha so ficou normailzinho, modinha se fosse um "30seconds to mars" da vida
cara Nightwish so ta fazendo susseço pq a Tarja deixou tudo prontinho pra Anette, Anette so ta dando continuidade ao susseço q o Nightwish fez com a Tarja!

e a Tarja ta fazendo Mais susseço q Nightwish!!!!!