domingo, abril 29, 2007

Mägo de Oz – Gaia (2004)













Já que Mägo de Oz foi lembrado nos comentários, vamos botar mais um disco deles por aqui. Para quem não sabe, é uma banda espanhola da melhor qualidade, que mistura heavy metal na linha do Iron Maiden com elementos celtiberos. As letras são extremamente politizadas.

1. Obertura MDXX
2. Gaia
3. Conquista
4. Alma
5. Costa del Silencio
6. Arbol de la Noche Triste
7. Rosa de los Vientos
8. Leyenda de la Llorona
9. Van a Rodar Cabezas
10. Atrapasueños
11. Si Te Vas
12. Venganza de Gaia

Download parte 1
Download parte 2

quinta-feira, abril 26, 2007

Armored Saint – Raising Fear (1987)













Como eu disse no post anterior que, em determinada época, só tava ouvindo porrada, resolvi botar aqui um exemplo da melhor qualidade. O Armored Saint é um fenômeno curioso. A banda foi criada em Los Angeles em 1982. Ou seja, no mesmo momento e lugar da primeira (e, admito, melhor) geração do que depois foi pejorativamente chamado de hair metal. A despeito disso, era uma banda de heavy metal tradicional. E, para melhorar, tinha o excelente baixista Joey Vera, que depois iria para o Fates Warning.

Este aqui é o meu disco favorito deles, gravado como quarteto, após a saída do guitarrista Phil Sandoval. Foi também o último pelo selo Chrysalis. Anos antes, quando Mötley Crüe e Quiet Riot arrombaram as paradas, as grandes gravadoras saíram contratando todas as bandas de rock pesado de Los Angeles. Só que o Armored Saint era outra praia e nunca teve o retorno comercial que a gravadora esperava.

Isso, aliás, é outro ponto a favor do grupo: ele sempre se manteve autêntico. Ao contrário daqueles rapazes de tanguinha que bradavam "Death to false metal" e depois gravaram "Blow your spreakers"....

1. Raising Fear
2. Saturday Night Special
3. Out On A Limb
4. Isolation
5. Chemical Euphoria
6. Crisis Of Life
7. Frozen Will/Legacy
8. Human Vulture
9. Book Of Blood
10. Terror
11. Underdogs

Download

Cowboy Junkies – The Trinity Session (1988)













Minha relação com este disco é um caso de amor à primeira audição. O engraçado é que ele pintou numa época em que eu só estava ouvindo porrada. Eis que a Polygram (hoje Universal) me mandou um pacote com discos entre os quais estava esse. Eu nunca ouvira falar do grupo, até porque era o segundo disco deles e o primeiro a sair por aqui.

Pela ficha técnica só dava para saber que o grupo era canadense e formado por irmãos (Margo Timmins, vocal; Michael Timmins, guitarra; Peter Timmins, bateria; e mais Alan Anton no baixo). Uma curiosidade é que o álbum fora gravado de primeira dentro de uma antiga igreja de Toronto, daí o nome.

Como eu tinha por princípio nunca desovar um disco na SubSom sem ter ouvido antes, botei a bolachona no toca-discos (isso foi no século passado, tá?). Quase caí para trás ao ouvir a voz aveludada de Margo cantando a capela uma canção tradicional sobre o drama dos mineiros.

Dali em diante o disco segue num clima não de igreja, mas de bar esfumaçado, com uma mistura de blues, country, rock antigo e jazz, ponteado pela supracitada voz e por um instrumental da melhor qualidade. Nada de arroubos, mas cheio de detalhes e nuances.

Esta é a versão em CD, que tem duas músicas a mais que o LP (faixas 3 e 9). Ah, "Sweet Jane" é uma cover do Velvet Underground.

1. Mining For Gold
2. Misguided Angel
3. Blue Moon Revisited (Song For Elvis)
4. I Don't Get It
5. I'm So Lonesome I Could Cry
6. To Love Is To Bury
7. 200 More Miles
8. Dreaming My Dreams With You
9. Working On A Building
10. Sweet Jane
11. Postcard Blues
12. Walking After Midnight

Download

segunda-feira, abril 23, 2007

Eric Clapton – Rainbow Concert (1973)













Ok, o Hazz tem razão quando diz que usar ou não usar drogas é uma questão de livre arbítrio. Mas não tem a menor graça ficar vendo gente talentosa destruir a própria carreira – quando não a própria vida. Este disco aqui é o resultado de uma rara história com final feliz.

Em 1971, Eric Clapton estava destruído física, psicológica e artisticamente pela heroína. Após desmaiar no palco do concerto para Bangladesh, ele mergulhou num processo auto-destrutivo que tinha tudo para transformá-lo em estatística. Coube ao amigo Pete Townshend – cérebro do Who – trazê-lo de volta ao mundo dos vivos, organizando um grande show no lendário Rainbow Theatre, de Londres, em janeiro de 1973. Estimulado pela iniciativa, Clapton iniciou um tratamento, livrou-se da heroína e retomou a carreira.

Esta aqui é a versão remasterizada do disco que registra o show histórico. Além de Clapton e Townshend, estão no palco o guitarrista Ron Wood (Jeff Beck Group, Faces e Rolling Stones), o baixista Ric Grech e o tecladista e cantor Steve Windwood (ambos colegas de Clapton no Blind Faith), os bateristas Jim Capaldi e Jimmy Karstein e o percussionista Rebop Kwaku Baah. O repertório compreende o disco solo de Clapton, músicas do Blind Faith e do Derek And The Dominos, além de um toque de Cream. Só coisa fina.

1. Layla
2. Badge
3. Blues Power
4. Roll It Over
5. Little Wing
6. Bottle Of Red Wine
7. After Midnight
8. Bell Bottom Blues
9. Presence Of The Lord
10. Tell The Truth
11. Pearly Queen
12. Key To The Highway
13. Let It Rain
14. Crossroads

Download

domingo, abril 22, 2007

Peter Gabriel – Passion (1989)













Este aqui é um disco maravilhoso, mas um tanto ou quanto difícil. Convidado por Martin Scorcese para fazer a trilha-sonora de A Última Tentação de Cristo, Peter Gabriel resolveu dar um passo além. Em vez da simples música de fundo, concebeu um álbum com vida própria, mas respeitando a estética do filme de Scorecese. Ao adaptar o livro do grego Nikos Kazantzakis, o cineasta optou por uma visão um tanto mais realista do que seria o cotidiano do Oriente Médio sob ocupação Romana (a despeito da presença de louros e ruivos a granel na Palestina do filme). Da mesma forma Gabriel ignorou a fórmula de orquestrações típicas das produções bíblicas e foi atrás do tipo de música que se fazia e ouvia na época em que a ação supostamente teria se passado. Além disso, recrutou músicos turcos, armênios, africanos e árabes, além de buscar tesouros gravados pela Unesco. Sintetizadores e guitarras dão um toque dissonante mas ao mesmo tempo familiar.

1. The Feeling Begins
2. Gethsemane
3. Of These, Hope
4. Lazarus Raised
5. Of These, Hope - Reprise
6. In Doubt
7. A Different Drum
8. Zaar
9. Troubled
10. Open
11. Before Night Falls
12. With This Love
13. Sandstorm
14. Stigmata
15. Passion
16. With This Love - Choir
17. Wall Of Breath
18. The Promise Of Shadows
19. Disturbed
20. It Is Accomplished
21. Bread And Wine

Download

Luar na Lubre – Hai un Paraiso (2004)













Atendendo a pedidos, aqui está mais um disco do Luar na Lubre. Este aqui é o penúltimo deles e já traz a portuguesa Sara Louraço Vidal nos vocais da canção "O meu país". Ela se tornaria em seguida a vocalista oficial do grupo.

1. Hai un paraiso
2. O meu país
3. Uah lúa
4. Memoria da noite
5. No mundo
6. Rivadavia
7. Corme
8. Achégate
9. Cantigas Alfonso X
10. Versos de luz
11. Pando
12. Uah lúa (Remix-Bonus track)
13. Hai un paraiso (Remix Carlos Jean - Bonus track)

Download

sábado, abril 21, 2007

Jethro Tull - 20 Years Of Jethro Tull (1988)

NOVOS LINKS!

image hosting by ImageVenue.com

Isto aqui é, na minha modesta opinião, a coletânea definitiva do Jethro Tull. Foi lançada em 1988 como caixa com 4 LPs ou 3 CDs (aqui está a divisão dos CDs).

O primeiro tem gravações de rádio (com o locutor da BBC e bluesman Alexis Korner dizendo que o JT "pode ser a maior atração desde os Stones") e algumas canções raras, como a belíssima "Coronach", feita para um programa de TV da BBC sobre a formação da Inglaterra.

O segundo traz canções que, lá na avaliação deles, não ficaram como deveriam (as "jóias imperfeitas") ou fugiam do padrão da banda. Para mim, é o melhor disco dos três.

Já o terceiro é uma espécie de best of, só que prioritariamente ao vivo.

Está ripado em 192kbps com capa e letras nos arquivos.

Disc 1:
1. Song For Jeffrey
2. Love Story
3. Fat Man
4. Bourée
5. Stormy Monday Blues
6. A New Day Yesterday
7. Cold Wind To Valhalla
8. Minstrel In The Gallery
9. Velvet Green
10. Grace
11. Jack Frost And The Hooded Crow
12. I'm Your Gun
13. Down At The End Of Your Road
14. Coronach
15. Summerday Sands
16. Too Many Too
17. March The Mad Scientist
18. Pan Dance
19. Strip Cartoon
20. King Henry's Madrigal
21. A Stitch In Time
22. 17
23. One For John Gee
24. Aeroplane
25. Sunshine Day

Download Parte 1
Download Parte 2

Disc 2:
1. Lick Your Fingers Clean
2. The Chateau D'Isaster Tapes
3. Beltane
4. Crossword
5. Saturation
6. Jack-A-Lynn
7. Motoreyes
8. Blues Instrumental (Untitled)
9. Rhythm In Gold
10. Part Of The Machine
11. Mayhem, Maybe
12. Overhang
13. Kelpie
14. Living In These Hard Times
15. Under Wraps #2
16. Only Solitaire
17. Salamander
18. Moths
19. Nursie

Download parte 1
Download parte 2

Disc 3:
1. Witch's Promise
2. Bungle In The Jungle
3. Farm On The Freeway (live)
4. Thick As A Brick (live)
5. Sweet Dream (live)
6. The Clasp (live)
7. Pibroch (Pee Break)/Black Satin Dancer (Instrumental) (live)
8. Fallen On Hard Times (live)
9. Cheap Day Return
10. Wond'ring Aloud (live)
11. Dun Ringill (live)
12. Life's A Long Song
13. One White Duck/0^10 = Nothing At All
14. Songs From The Wood (live)
15. Living In The Past (live)
16. Teacher
17. Aqualung (live)
18. Locomotive Breath (live)

Download parte 1
Download parte 2

sexta-feira, abril 13, 2007

Deep Purple - Days May Come and Days May Go (2000)













O Deep Purple dos anos 60/70 era um verdadeiro fenômeno. O sujeito pode preferir a formação com Gillan e Glover, a formação com Coverdale e Hughes ou até mesmo a com Nick Simper e Rod Evans, que vai sempre ouvir uma banda de primeiríssima linha, mesmo que os estilos mudassem. De quebra tem até o flerte com o progressivo e o clássico.

Uma prova do quanto a banda era notável é este disco aqui. Lançado em 2000, ele retrata o grupo em estúdio logo depois de sua mudança mais traumática, a saída do fundador Ritchie Blackmore e a entrada do novato Tommy Bolin (1951-1976), em 1975.

São ensaios, versões embrionárias de músicas que entrariam no disco Come Taste The Band e jams! Indispensável para fãs do Purple e de hard rock em geral – e principalmente para quem aprecia ou quer conhecer o gênio que era Tommy Bolin. Pena que, como tantos gênios, jogou fora a carreira e a própria vida na canoa furada das drogas.

1. Owed To "G"
2. If You Love Me Woman
3. The Orange Juice Song
4. I Got Nothing For You
5. Statesboro Blues
6. Dance To The Rock & Roll
7. Drifter (Rehearsal Sequence)
8. Drifter (Version 1)
9. The Last Of The Long Jams
10. I Got You Babe

Download

segunda-feira, abril 09, 2007

Motörhead – No Sleep 'Til Hammersmith (1981)













Galera, no melhor estilo Motörhead, não vamos perder muito tempo com papo. Este disco aqui tem cadeira cativa em qualquer coleção básica de rock pesado. Lemmy, Fast Eddie e Philty Animal Taylor no auge, sem dar tempo para a platéia respirar.

1. Ace of Spades
2. Stay Clean
3. Metropolis
4. The Hammer
5. Iron Horse/Born to Lose
6. No Class
7. Overkill
8. (We Are) The Road Crew
9. Capricorn
10. Bomber
11. Motorhead
Bonus Tracks
12. Over the Top
13. Capricorn (Alternate Version)
14. Train Kept-A-Rollin

Download

quinta-feira, abril 05, 2007

Genesis – Archive - Volume 1: 1967-1975

















Como dá pra notar, o blog tá em marcha lenta por conta da minha (até o momento, ótima) recuperação. Mas, para mostrar que ele continua, segue aqui mais uma pérola.

Respeito quem curte a fase Phil Collins do Genesis (vou botar aqui uns links que o Hazz enviou), mas, para mim, o melhor da banda foi mesmo com Peter Gabriel no vocal e Collins detonando a bateria. Daí eu ser completamente fissurado nesse Box Set.

Os dois primeiros discos são o registro ao vivo do disco The Lamb Lies Down On Broadway. Nem acho o melhor trabalho deles, mas tem "The Carpet Crawlers", "In The Cage" e muitas outras músicas memoráveis.

Mas o melhor está nos outros dois discos. O terceiro é uma espécie de best of ao vivo, incluindo metade do excelente Selling England By The Pound, que tinha ficado de fora do ao vivo oficial da fase Gabriel.

Já o quarto traz faixas bônus e out takes, muitos deles do início de carreira da banda. Entre outras curiosidades, a faixa "She Is Beautifull", cuja letra bobinha sobre uma modelo seria trocada por uma bem mais densa e se tornaria "The Serpent", uma das melhores músicas do disco de estréia da banda.

Pelo conjunto da obra, esta seleção atende tanto aos fãs quando a quem deseja um primeiro contato com o trabalho do grupo.

Pena que tudo desaguou em "Invisible Touch"...

DISCO 1

1. The Lamb Lies Down On Broadway
2. Fly On A Windshield
3. Broadway Melody of 1974
4. Cuckoo Cocoon
5. In The Cage
6. The Grand Parade of Lifeless Packaging
7. Back In N.Y.C.
8. Hairless Heart
9. Counting Out Time
10. The Carpet Crawlers
11. The Chamber Of 32 Doors

Download

DISCO 2

1. Lillywhite Lilith
2. The Waiting Room
3. Anyway
4. The Supernatural Anesthetist
5. The Lamia
6. Silent Sorrow In Empty Boats
7. The Colony Of Slippermen
8. Ravine
9. The Light Lies Down On Broadway
10. Riding The Scree
11. In The Rapids
12. IT

Download

DISCO 3

1. Dancing With The Moonlit Knight
2. Firth Of Fifth
3. More Fool Me
4. Suppers Ready
5. I Know What I Like (In Your Wardrobe)
6. Stagnation
7. Twilight Alehouse
8. Happy The Man
9. Watcher Of The Skies

Download

DISCO 4

1. In The Wilderness
2. Shepherd
3. Pacidy
4. Let Us Now Make Love
5. Going Out To Get You
6. Dusk
7. Build Me A Mountain
8. Image Blown Out
9. One Day
10. Where The Sour Turns To Sweet
11. In The Beginning
12. The Magic Of Time
13. Hey!
14. Hidden In The World Of Dawn
15. Sea Bee
16. The Mystery Of The Flannan Isle Lighthouse
17. Hair On The Arms And Legs
18. She Is Beautiful
19. Try A Little Sadness
20. Particia

Download