domingo, março 29, 2009

Pink Floyd – Live At Pompeii (1972)



Galera, esse aqui é um semi-bootleg imperdível. Trata-se do áudio do filme com o mesmo nome, dirigido por Adrian Maben. As faixas 2, 4, 5 e 8 foram gravadas ao vivo (sem platéia) entre 4 e 7 de outubro de 1971, no ginásio da cidade italiana de Pompéia. As demais faixas foram registradas num estúdio em Paris nos três meses seguintes. No filme há ainda entrevistas e imagens da banda passeando pelas encostas do Vesúvio e em estúdio, gravando o clássico The Dark Side Of The Moon. Essas imagens, aliás, são teatrinho, pois as gravações do disco já estavam concluídas quando o filme foi feito.

Para quem não sabe, a cidade de Pompéia era uma rica cidade italiana, local das mansões de veraneio de boa parte da nobreza romana. Seus habitantes viviam à sombra do monte Vesúvio e estavam acostumados a abalos sísmicos provocados pela proximidade do vulcão. Era apensas um vizinho encrenqueiro. Porém, em 24 de agosto de 79 E.A., uma violenta explosão jogou sobre a cidade uma quantidade inimaginável de gases e cinzas, matando pessoas e animais e soterrando-os junto com suas construções.

Em 1738, operários escavavam as fundações de um palácio de verão para Carlos de Bourbon, rei de Nápoles, quando deram de cara com as ruínas de Heculano, cidade vizinha a Pompéia e destruída por uma nuvem piroclástica decorrente da mesma erupção. A descoberta atraiu pesquisadores que escavaram a área até achar, em 1748, as ruínas praticamente intactas de Pompéia. Seu conjunto arquitetônico revela um panorama fascinante da vida romana no início do império, ao passo que os moldes de gesso feitos sobre os corpos de seus habitantes retratam a extensão da destruição causada pelo Vesúvio.

Este foi o cenário escolhido por Maben para capturar a força do Pink Floyd, então ainda mais psicodélico que progressivo. Ouvir as gravações me recorda um comentário do meu irmão Mason ao ver o filme pela primeira vez: “Agora eu sei porque o Nick Mason (baterista) é o único que não canta. Se puserem um microfone na frente, ele desce a porrada nele com as baquetas.”

Como os arquivos estão em 320 kbps, tive que quebrar em dois

1. Intro Song
2. Echoes, Part 1
3. Careful with That Axe, Eugene
4. A Saucerful of Secrets
5. One of These Days
6. Set the Controls for the Heart of the Sun
7. Mademoiselle Nobs
8. Echoes, Part 2

Download parte 1
Download parte 2

No vídeo, a arqui-psicodélica “A Saucerful of Secrets”:

13 comentários:

melomano disse...

Hola, saludos desde Perú, excelente material en tu blog, te invito a visitar el mio.

Anônimo disse...

opa, esse eu tenho, comprei por 12,90 e com frete gratis na americanas, recomendo.

Leonardo M. - Manaus - Amazonas

Mason disse...

Valeu irmão Dagda. Outro detalhe é o ginásio foi fechado para o Floyd, mas havia turistas visitando a cidade. Ninguém entendia de onde vinha o som e o "espetáculo" foi assistido apenas pela equipe e por dois garotos que se esconderam se serem percebidos. Imaginem visitar Pompéia ouvindo Floyd, ao vivo, sem saber. Grande momento. Abs.

Anônimo disse...

Belo Post!!Obrigado e parabéns pelo Blog!!!

Anônimo disse...

[url=http://firgonbares.net/][img]http://firgonbares.net/img-add/euro2.jpg[/img][/url]
[b]software selling website, [url=http://firgonbares.net/]purchasing oem software[/url]
[url=http://firgonbares.net/][/url] autocad torrent adobe software uk
continuous lines in autocad [url=http://firgonbares.net/]2 Mac Readiris[/url] sell used computer software
[url=http://firgonbares.net/]adobe creative suite 3 serial numbers[/url] pro software purchase
[url=http://firgonbares.net/]retail shop software[/url] office computer software
Extended Retail Price [url=http://firgonbares.net/]buy side software[/b]

Helu disse...

Só para dizer que eu ri MUITO com esse comentário “Agora eu sei porque o Nick Mason (baterista) é o único que não canta. Se puserem um microfone na frente, ele desce a porrada nele com as baquetas.”

Hahahaha, em one of these days ele arrasa demais, eu fiquei chocada vendo.

Anônimo disse...

"gravando o clássico The Dark Side Of The Moon. Essas imagens, aliás, são teatrinho, pois as gravações do disco já estavam concluídas quando o filme foi feito."

Teatrinho??? O_O

O filme foi feito em 1971, não tem nada de teatrinho nas gravações e_e

Anônimo disse...

Ou mano, os videos estão com legenda em inglês? (gostaria q estivessem). A propósito, o tempo dos arquivos do chare expirou. Podes repor? abração.

Anônimo disse...

Caso tenha ocasião de repor os arquvos, me de um toque la no meu blog q volto correndo aqui.

Unknown disse...

Quebrado :/

Unknown disse...

take a look at the site here Goyard Dolabuy Discover More Here replica gucci handbags official source visit this website

thesyt disse...

article click resources click here to investigate Source Full Report dolabuy ysl

shogee disse...

replica bags in pakistan my blog e0w59a2f97 replica bags new york replica nappy bags replica hermes bags j4c51b2c72 replica bags new york click site b4c85f4f15 louis vuitton fake replica bags wholesale in divisoria l1n63u7z45