sexta-feira, abril 10, 2009

Kiss ao vivo

Galera, na quarta-feira, por volta de meia-noite e meia, eu cheguei em casa cansado, ensopado, surdo e feliz da vida. Tive a alegria de ver, pela terceira vez, um show do Kiss. Para comemorar, boto aqui a discografia ao vivo da banda. Só deixei de fora a coletânea You Wanted the Best, You Got the Best!!, feita com sobras dos anteriores.

Alive! (1975)



Este é o disco ao vivo. Naquele momento, o Kiss vivia a bizarra situação de ser um fracasso de vendas de discos e um sucesso absoluto em shows. A gravadora Casablanca Records estava à beira da falência, o que implicaria praticamente o fim da banda. Foi quando alguém teve uma idéia maluca: gravar um álbum duplo ao vivo – extra-oficialmente seria o canto do cisne tanto da Casablanca quanto do Kiss. Um “canto do cisne” que vendeu milhões de cópias, catapultou o grupo para o estrelato e salvou a gravadora.

O disco é perfeito. Pesado, com um repertório impecável (repetido quase integralmente nos shows da atual turnê) e mostrando uma banda coesa e motivada. O som era tão bom que muita gente acusou o grupo de refazer em estúdio as gravações – implicar com o Kiss é o passatempo favorito de parte da imprensa dos EUA. Na época, o produtor Eddie Kramer disse que fez pouquíssimos ajustes, como corrigir o som de uma corda de guitarra arrebentando ou um erro mais grosseiro. Depois, após brigar com o grupo, disse que o algum fora mesmo quase todo refeito em estúdio. Porém, a cada hora dá uma versão diferente para o que seria original, o que lhe tira muito da credibilidade.

Disco 1

1. Deuce
2. Strutter
3. Got to Choose
4. Hotter Than Hell
5. Firehouse
6. Nothin' to Lose
7. C'mon and Love Me
8. Parasite
9. She

Download



Disco 2

1. Watchin' You
2. 100,000 Years
3. Black Diamond
4. Rock Bottom
5. Cold Gin
6. Rock and Roll All Nite
7. Let Me Go, Rock 'n' Roll"

Download

Alive II (1977)



O enorme sucesso do Kiss após Alive! e a renomada excelência de seus shows deixavam claro que era só questão de tempo até um novo disco ao vivo dar as caras. No início de 1977, a banda estava à beira de uma estafa após quase três anos ininterruptos de shows e gravações, com efeitos devastadores sobre o baterista Peter Criss e o guitarrista Ace Frehley. Como a Casablanca pressionava por um novo lançamento, o empresário teve a idéia de sacar outro disco ao vivo. O mesmo Eddie Kramer recebeu ordem de trabalhar gravações de um show no Budokan, em Tóquio. O resultado, porém, desagradou do grupo – tanto pela qualidade do som quanto pelo fato de o repertório ser muito parecido com o do ao vivo anterior.

Com o cancelamento do ao vivo, a banda foi em frente e gravou Love Gun, mas a idéia germinou. O problema era a decisão de não repetir músicas de Alive. Mesmo incluindo canções discutíveis, como “Christine Sixteen” e “Tomorrow And Tonight”, o material não era suficiente para encher um álbum duplo. Assim, o último lado do segundo LP (depois as últimas cinco canções do segundo CD) foi gravado em estúdio. Essas gravações evidenciaram um problema crescente dentro da banda. Ace Frehley não participou de quatro das cinco músicas, substituído por Bob Kulick.

Desta vez, as acusações de retoque em estúdio foram difíceis de espalmar, por o som tem algo artificial, mesmo. E á ao menos uma picaretagem assumida: a versão da citada “Tomorrow And Tonight” não foi gravada no show de Los Angeles e sim na passagem de som realizada horas antes. Como ficou melhor que na versão da apresentação de fato, simplesmente incluíram o som da platéia. Ah, “I Want You” e “Beth” (esta eu acho absolutamente dispensável, um tremendo corte no clima do disco) foram tiradas das gravações do Budokan.

Disco 1

1. Detroit Rock City
2. King of the Night Time World
3. Ladies Room
4. Makin' Love
5. Love Gun
6. Calling Dr. Love
7. Christine Sixteen
8. Shock Me
9. Hard Luck Woman
10. Tomorrow and Tonight

Download

Disco 2

1. I Stole Your Love
2. Beth
3. God of Thunder
4. I Want You
5. Shout It Out Loud
6. All American Man
7. Rockin' in the U.S.A.
8. Larger Than Life
9. Rocket Ride
10. Any Way You Want It

Download

Alive III (1993)



A virada dos anos 80 para os 90 representou uma volta do Kiss ao sucesso, puxada pelo bom Hot In The Shade e pelo excelente Revenge. Um novo disco ao vivo era o resultado natural. Desta vez não houve restrições ao repertório, misturando clássicos a canções posteriores aos dois alives anteriores – eu trocaria “Heaven’s On Fire” por “War Machine” ou mesmo “The Oath”, mas aí já cai nas preferências, mesmo.

Desta vez há duas picaretagens explícitas. Como em Alive II, há uma música (“I Was Made For Lovin’ You”) gravada na passagem de som, com a platéia acrescentada depois. Já na faixa “I Just Wanna”, o refrão foi mudado. Paul Stanley e a platéia cantavam “I just wanna fuck”, mas a banda temia que isso levasse à colocação de selos com aviso aos pais, o que equivale a banir o disco das grandes lojas de departamentos. Assim, o refrão foi mexido para voltar a ser o “I just wanna fuh” da versão de estúdio.

1. Creatures of the Night
2. Deuce
3. I Just Wanna
4. Unholy
5. Heaven's on Fire
6. Watchin' You
7. Domino
8. I Was Made for Lovin' You
9. I Still Love You
10. Rock and Roll All Nite
11. Lick It Up
12. Forever
13. Take It Off
14. I Love It Loud
15. Detroit Rock City
16. God Gave Rock 'N' Roll To You II
17. The Star Spangled Banner

Download

MTV Unplugged (1996)



Elevado com justiça à categoria de banda clássica, o Kiss foi convidado para o inescapável acústico MTV, moda nos anos 90. Independentemente de ser fã do Kiss, eu acho esse um dos melhores acústicos da série. A banda vinha fazendo shows nesse formato há meses nas chamadas “Kiss Conventions” (aliás, nos arquivos da Caverna há um excelente bootleg de uma apresentação dessas na Austrália) e já sabia que músicas rendiam bem nos violões. Assim, trouxe para a MTV canções inusitadas de seu repertório, como “Plaster Caster”, “Comin’ Home” e “Sure Know Something”, e ainda resgatou jóias esquecidas, em especial “Goin’ Blind”, “A World Without Heroes” e “See You Tonite”, balada gravada por Gene Simmons em seu irregular disco solo.

Mas a grande atração do programa foi a presença de Ace Frehley e Peter Criss, resultando na primeira apresentação da formação original desde a turnê de Dynasty, em 1979. Antes mesmo de o show terminar, Bruce Kulick e Eric Singer sabiam que o bilhete azul deles já estava assinado.

1. Comin' Home
2. Plaster Caster
3. Goin' Blind
4. Do You Love Me
5. Domino
6. Sure Know Something
7. A World Without Heroes
8. Rock Bottom
9. See You Tonite
10. I Still Love You
11. Every Time I Look at You
12. 2,000 Man
13. Beth
14. Nothin' to Lose
15. Rock and Roll All Nite

Download

Kiss Symphony: Alive IV (2003)



Se os acústicos foram a moda do início dos anos 90, os show de rock pesado com orquestra foram a do final da década. Alive IV deveria ter sido outro (mais detalhes abaixo), mas problemas com a gravadora impediram o lançamento, cabendo o título a este aqui, o primeiro pelo selo Kiss Records.

A banda despencou-se para a Austrália e contratou a Orquestra Sinfônica de Melbourne, sob a regência de David Campbell, que também fez os arranjos. Embora Peter Criss pilote as baquetas, a maquiagem do Homem do Espaço já não escondia as cicatrizes de Ace Frehley, demitido da banda pouco antes. A guitarra solo agora estava a cargo de Tommy Thayer, até hoje com a banda.

O show foi dividido em três partes. As seis primeiras músicas do disco 1 foram gravadas só pelo Kiss. As cinco seguintes (incluindo “Shandi”, um inexplicável sucesso na Austrália) formam um set acústico com a sessão de cordas da orquestra. Já o segundo disco foi gravado pela banda com a orquestra completa. Graças à participação do Coral Infantil da Austrália, o público foi brindado com a primeira e única apresentação ao vivo de “Great Expectations”.

Uma certa ousadia no repertório e o tom de galhofa da orquestra (todos de fraque e com a maquiagem da banda) dão a esse disco um ar um tanto menos pretensioso que o dos demais discos sinfônicos da época – não obstante ser um ótimo disco.

Disco 1

1. Deuce
2. Strutter
3. Let Me Go, Rock 'N Roll
4. Lick It Up
5. Calling Dr. Love
6. Psycho Circus
7. Beth
8. Forever
9. Goin' Blind
10. Sure Know Something
11. Shandi

Download

Disco 2

1. Detroit Rock City
2. King of the Night Time World
3. Do You Love Me
4. Shout It Out Loud
5. God of Thunder
6. Love Gun
7. Black Diamond
8. Great Expectations
9. I Was Made for Lovin' You
10. Rock and Roll All Nite

Download

The Millennium Concert (2005)



Chegamos ao que deveria ter sido Alive IV. Sempre pareceu estranho que a volta da formação original não tivesse gerado um único disco ao vivo. Ok, Ace estava errando horrores, como vimos em Interlagos, mas nada que (mais) uma mexidinha em estúdio não resolvesse. A verdade é que o disco existia, mas não chegou a sair.

O show foi gravado no dia 31 de dezembro de 1999, daí seu nome – tem gente que não consegue entender que o “milênio” só começou em 2001, mas tudo bem. Uma capa chegou a ser preparada e a produção estava relativamente avançada quando a Vivendi comprou a Universal Music, conglomerado que controlava a Mercury, selo do Kiss. Segundo a banda, nesse processo, o comando da Mercury foi entregue a um grupo de executivos ligados a uma boçalidade chamada “gangsta rap” e que não tinha interesse em investir em rock. Com sua adorável incorreção política, Gene Simmons disse numa entrevista que pensou até em assaltar um banco e matar e estuprar algumas pessoas para ver se atraía a simpatia dos ditos executivos.

O disco só veio a público em 2005, numa caixa que reuniu também os Alives I, II e III.

1. Psycho Circus
2. Shout It Out Loud
3. Deuce
4. Heaven's On Fire
5. Into the Void
6. Firehouse
7. Do You Love Me?
8. Let Me Go, Rock 'n' Roll
9. I Love It Loud
10. Lick It Up
11. 100,000 Years
12. Love Gun
13. Black Diamond
14. Beth
15. Rock and Roll All Nite

Download

Como o post é especial, a parte de vídeos também vai ser.

Os vídeos promocionais de “C’Mon And Love Me” e “Rock’n’Roll All Nite” (eu nunca tinha visto!):



“I Want You” ao vivo em 1977:



“Domino”, do Alive III:



“Beth” acústica (ficou bem menos baba):



“Black Diamond” com orquestra na Austrália:



Por fim, “2000 Man” no Millennium Concert (a música ficou de fora do disco):

7 comentários:

lu gasp disse...

Cara, que post bacana! Super caprichado, bela homenagem ao Kiss!
Também me acabei na Apoteose, mas aquela chuva... putz, hoje tô de molho curtindo uma tremenda gripe, mas valeu, foi bom demais! Resenhei o show aqui: http://pracimacomaviga.blogspot.com/2009/04/kiss-apoteose-do-rock-and-roll.html

O que acho muito legal aqui no Caverna do Som é o fato de você colocar os vídeos, não vejo muito isso em outros blogs por aí e eu acho ótimo poder ver a banda quando vou baixar alguma coisa, principalmente quando não conheço o grupo.

Baixando o acústico já!
Valeu!

oscarty disse...

Olá pessoal!
Bom, eu também fui ao show. Mas no daqui de São Paulo. Vim compartilhar minhas impressões.
Não sou nenhum fera em Kiss, mas posso dizer que desde que conheci o som deles tive 2 ou 3 cd´s de cabeceira. E, particularmente, curto demais as músicas Room service, Two timer e Let me know (Infelizmente, não estavam no setlist. Embora, eu as considere uma sequência matadora para depois de 'You wanted the best...')
Em tempos onde rareiam bandas que conseguem trazer um caminhão cheio de hits e carisma, espetáculo e rock, não pensei duas vezes em ver o show deles. Nota 8!
-----------------
Agora a parte de organização: quem teve a sorte ou alegria de ter visto a banda de perto (Isto é, da pista VIP), realmente, teve outra sensação. Pois para aqueles que ficaram na pista normal (Assim como eu) tiveram dificuldades em captar as inúmeras perfomances (É chato ver nos vídeos da net que perdeu vários lances interessantes. O 'santo' telão ajudou muito.
Mas é uma pena um palco baixo assim do Anhembi. Havia muita gente tentando encontrar um lugar com alguma visibilidade. Sem contar quando os vendedores de bebidas passavam com suas caixas de isopores tampando até o telão... rs (Foda...rs) Nota: 5,0

----------------------
Enfim, somando-se tudo isso, ainda assim daria nota 10. Afinal, não é todo dia que se tem oportunidade de poder pular e cantar Rock and roll all nite com toda a galera, feito criança ou fanático ou louco. Sei lá! Never mind.

Valews.

P.S.: Conheci o blog faz estes dias e já de cara encontro este post do Kiss? Fantástico. Fora muita coisa interessante que tem aqui. Muito bom trabalho. Thank you!

Guimara disse...

Fantastico post mesmo.
Também fui ao show do Rio e não vi defeito nenhum, nem chuva, nem telão dando pau, nem Gene não voando, nem Paul não usando a tiroleza e não tocarem Love Gun acabaram com a festa.
esperei desde 1983 pra ver o KISS e estou com a alma lavada até hoje!
O único porém da discografia ao vivo do KISS na minha opinião é não terem lançado nenhum com Eric Carr nas baquetas.

METAL PRUDENTE novo link disse...

Cara meu blog foi deletado mas eu já estou com novo Link me adiciona que vc já esta adicionado, ok

www.metalprudente2.blogspot.com

Anônimo disse...

Hello !.
You may , probably curious to know how one can reach 2000 per day of income .
There is no need to invest much at first. You may commense earning with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you thought of all the time
The firm represents an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

Its head office is in Panama with offices everywhere: In USA, Canada, Cyprus.
Do you want to become really rich in short time?
That`s your chance That`s what you desire!

I feel good, I started to get real money with the help of this company,
and I invite you to do the same. If it gets down to select a correct partner utilizes your funds in a right way - that`s it!.
I take now up to 2G every day, and what I started with was a funny sum of 500 bucks!
It`s easy to start , just click this link http://xamixeve.digitalzones.com/obokev.html
and go! Let`s take our chance together to become rich

Anônimo disse...

Good day !.
You re, I guess , perhaps curious to know how one can manage to receive high yields .
There is no initial capital needed You may commense to get income with as small sum of money as 20-100 dollars.

AimTrust is what you thought of all the time
The firm incorporates an offshore structure with advanced asset management technologies in production and delivery of pipes for oil and gas.

Its head office is in Panama with offices around the world.
Do you want to become a happy investor?
That`s your choice That`s what you really need!

I`m happy and lucky, I began to take up real money with the help of this company,
and I invite you to do the same. It`s all about how to select a correct companion who uses your funds in a right way - that`s AimTrust!.
I make 2G daily, and my first investment was 500 dollars only!
It`s easy to join , just click this link http://girynufe.lookseekpages.com/borofuha.html
and lucky you`re! Let`s take this option together to get rid of nastiness of the life

Anônimo disse...

Good day, sun shines!
There have were times of troubles when I felt unhappy missing knowledge about opportunities of getting high yields on investments. I was a dump and downright pessimistic person.
I have never thought that there weren't any need in big initial investment.
Nowadays, I'm happy and lucky , I begin take up real money.
It gets down to choose a correct companion who uses your money in a right way - that is incorporate it in real business, parts and divides the income with me.

You can get interested, if there are such firms? I'm obliged to answer the truth, YES, there are. Please be informed of one of them:
http://theinvestblog.com [url=http://theinvestblog.com]Online Investment Blog[/url]