segunda-feira, setembro 10, 2007

Beyond The Valley Of The Dolls – Trilha Sonora (1970)

image hosted by ImageVenue.com

Para muitos cinéfilos, o nome Russ Meyer não quer dizer nada, mas, para quem aprecia comédias de baixo orçamento e muuuuuita mulher nua, o homem era um rei. Cinegrafista militar durante a Segunda Guerra, Meyer depois tornou-se um nome de referência no chamado circuito exploitation. Um de seus títulos mais famosos é Faster Pussycat, Kill, Kill!, de 1965, que inspirou o nome de uma banda de hair metal americana. Mas o motivo deste post é outro filme de Meyer, um em que a trilha sonora é quase tão boa quanto os decotes das atrizes.

Em 1969, a Fox contratou-o para fazer uma continuação do sucesso O Vale das Bonecas, um drama sobre o envolvimento de três jovens com o mundo das drogas. Porém, um processo movido por Jacqueline Susann, autora do livro que inspirou o filme original, melou o projeto. Malando que só, Meyer propôs ao estúdio não uma continuação, mas uma paródia, a mesma temática, porém na peculiar visão do diretor.

O resultado foi Além do Vale das Bonecas, que contava a história de uma banda feminina formada por três jovens absurdamente gostosas (interpretadas por Dolly Read, Cynthia Myers e Marcia McBroom) que se despencam para Los Angeles atrás de fama e fortuna. A Fox queria um filme com censura 18 anos, mas graças à profusão de peitos e ao final extremamente violento para a época, a censura tascou-lhes um X, que hoje praticamente só se aplica a filmes pornô. Por conta disso, Meyer só faria mais um filme por um grande estúdio, militando no cinema independente até sua morte, em 2004.

E o que a Caverna tem com isso? Primeiro que Dagda, como o saudoso Meyer, se amarra em "comissões de frente". Segundo porque a música é um elemento fundamental do filme. A banda das meninas – inicialmente chamada The Kelly Affair e depois The Carrie Nations – marca sua ascensão e queda com rocks eficientes e calcados na psicodélia reinante na época. A despeito de ser de 1970, a sonoridade é um tantinho anterior, algo como Verão do Amor (1967). Tem música para todos os gostos. "Find It" é mais pauleira; "In The Long Run", uma balada psicodélica; "Look On Up At The Bottom", uma música densa, que marca o fundo do poço para as moças. Todas muito boas.

Claro que nenhuma das gostosas canta ou toca de verdade. As canções foram compostas por Stu Phillips, mais famoso pelas trilhas sonoras de filmes como Galática e mais um monte de seriados de TV. No filme a voz da vocalista Kelly não é de Dolly Reed, mas da cantora Lynn Carey (ela própria gostosérrima e capa da Penthouse). Curiosamente, a voz nesses arquivos também não é de Carey, pois problemas contratuais impediam que ela aparecesse no disco com a trilha sonora. Para o LP, tudo foi regravado com a voz de Amy Rushes – que tinha um timbre muito parecido, mesmo.

O arquivo aqui é quase a trilha completa. Por algum motivo falta "Sweet Talking Candyman", uma das músicas que The Carrie Nations canta no filme. Na trilha estão também canções de dois grupos de relativo sucesso na época, The Sandpipers e Strawberry Alarm Clock. Para quem gosta daquele som datado dos anos 60 (eu adoro), é um must.

01. Beyond the Valley of the Dolls (Vocal) (The Sandpipers)
02. Come With the Gentle People (The Carrie Nations)
03. Look On Up At The Bottom (The Carrie Nations)
04. Girl From the City (Strawberry Alarm Clock)
05. In The Long Run (The Carrie Nations)
06. Beyond the Valley of the Dolls (Instrumental) (The Sandpipers)
08. Find It (The Carrie Nations)
09. Amperssand (Stu Phillips)
10. Once I Had Love (The Carrie Nations)
11. I'm Comin' Home (Strawberry Alarm Clock)
12. Beyond the Valley of the Dolls (Reprise) (The Sandpipers)
13. Incense and Peppermints (Bonus) (Strawberry Alarm Clock)

Download

2 comentários:

hazzamanazz disse...

Apesar de eu não ter isso de preferência, gostando do norte, sul e dos 180º, realmente isso aí é um clássico.

Como eu nascí em 70 e no fim desse período estava tudo proibido, assistí em cópia pirata.

Como curiosidade, Hollywood nunca registrou a classificação X oficialmente e ela foi apropriada pelo cinema pornô.
Resultado: após a explosão deste, no fim dos 60, começo dos 70, eles tiveram de criar um novo código, o NC-17.

[ ]'s

Dagda disse...

Pois é, Hazz.

O curioso é que filmes ditos sérios já levaram um "X" nas idéias. Talvez o mais famoso seja "Midnight Cowboy" ("Perdidos na Noite" foi o título brasileiro). Aliás, o filme papou três Oscars, incluindo filme, diretor e roteiro adaptado.

Abs

D