quarta-feira, setembro 19, 2007

Jeff Beck – Truth (1968)

image hosted by ImageVenue.com

Aquele pirata dos Yardbirds que está nos arquivos da Caverna mostra que Jimmy Page já tinha uma idéia muito precisa do que queria para o Led Zeppelin, mas isso não impede que este disco aqui também tenha sua parcela de cromossomos no genoma da banda.

Depois de deixar os Yardbirds em 1966 e lançar um compacto em 1967, o genial guitarrista Jeff Beck resolveu encarar de cabeça a carreira solo. Como cantar não era mesmo com ele, chamou para o microfone um certo Rod Stewart, moleque rouco que vinha de uma série de pequenas bandas. Para o baixo, recrutou Ronnie Wood, irmão de Art Wood, dono da banda que revelaria Jon Lord. Já as baquetas ficaram com Micky Waller, do John Mayall's Bluesbreakers.

O disco, lançado em 1968, foi este Truth, que antecedeu o trabalho de estréia do Led Zeppelin em quatro meses. Beck, aliás, acusaria Jimmy Page de roubar idéias suas, incluindo fazer uma cover the "You Shook Me", de Willie Dixon. Como os dois estavam completamente imersos na cena musical londrina e tocaram juntos por quase um ano, é mais provável que tenham desenvolvido o estilo paralelamente.

Truth abre com uma versão matadora de "Shapes of Things", um sucesso do próprio Yardbirds. Tão marcante que a maioria das regravações posteriores remete à versão de Beck, não à original. Outro destaque é "Ol' Man River", uma canção americana composta em 1927 para o musical Show Boat e que já foi regravada por meio mundo. A letra fala do sofrimento dos negros que trabalhavam ao longo do Mississippi e o arranjo é simplesmente sensacional. E é impossível deixar de citar "Blues De Luxe", um longo e delicioso blues em que a voz rascante de Stewart brilha ao lado da guitarra de Beck e do piano do convidado Nicky Hopkins, onipresente nos discos de rock da época.

Aliás, os convidados são um caso à parte. John Paul Jones, futuro baixista e tecladista do Led Zeppelin, toca órgão em "Ol' Man River", que conta ainda com o grande Keith Moon tocando tímpanos. A versão do instrumental "Beck's Bolero" é a mesma do compacto que o guitarrista lançara no ano anterior, daí tem uma formação diferente. Jones toca o baixo, Moon a bateria, Hopkins o piano e Jimmy Page a guitarra de 12 cordas, com Beck solando. A música, aliás, foi outro motivo de briga entre os guitarristas. Ela é creditada somente a Page, mas Beck diz também participou da criação, contribuindo com o riff. Talvez em resposta, Page usou o mesmíssimo riff em "How Many More Times", no disco de estréia do Zeppelin. Ô turminha encrenqueira...

1. Shapes Of Things
2. Let Me Love You
3. Morning Dew
4. You Shook Me
5. Ol' Man River
6. Greensleeves
7. Rock My Plimsoul
8. Beck's Bolero
9. Blues De Luxe
10. I Ain't Superstitious

Download

7 comentários:

Sergio Carioca disse...

Ai Dagda,

D E S B U N D A N T E !!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Dagda... Desculpe está usando o comentario desse disco, mas é que não sei mais em que comentario nós nos falamos.
Ficamos muito honrados com a linkagem.. Não é "mise en scene" não.. Realmente FOI UMA FESTA AQUI QUANDO A GENTE SE VIU NO CAVERNA.
Correndo o risco de aborrecê-lo pedimos que o amigo corrija o nome do blog. É que mudamos o nome depois que o amigo gentilmente nos linkou. O endereço é o mesmo ( http://arlequimdica.blogspot.com/ ), mas o nome agora é: AUDIOCHROMA. O amigo poderia visitar pra conferir a mudança.
somos muito gratos por sua atenção e gentileza.
Stratocara
em nome da equipe AUDIOCHROMA

Anônimo disse...

EM TEMPO: o nome antigo do blog e que consta os links do Caverna é "Arlequ-In-Dica"....
o link é o mesmo:
http://arlequimdica.blogspot.com/

o novo nome:
Audiochroma

So pra facilitar o incomodo da correção.
grato
Stratocara
AUDIOCHROMA

Dagda disse...

Tá feito, Strato.

EL CIPRI disse...

Vaia disco máis bo!!!

Parabens Dagda, un grande descoñecido pra min!!

Anônimo disse...

thanks for this one!
check for jbeck's stuff on my blog :
http://music-share.blogspot.com/search/label/jeff%20beck
;-)

Anônimo disse...

véio...esse disco é um clássico !!! valeu !!! abraços...