segunda-feira, setembro 24, 2007

Nightwish – Dark Passion Play (2007)

image hosted by ImageVenue.com

Galera, oficialmente só sai lá fora na próxima quinta-feira, mas já está aqui o novo disco do Nightwish, o primeiro com a bonitinha sueca Anette Olzon nos vocais. Por respeito à moça, não vou fazer a citação óbvia à peça de Nelson Rodrigues, também conhecida como ou Otto Lara Resende, mas é a primeira coisa que vem à cabeça.

Em termos de composições, Dark Passion Play pode não ser um Wishmaster, mas é um sucessor competente de Once. Isso não chega a ser surpresa, pois o atormentado tecladista Tuomas Hollopainen continua praticamente monopolizando a autoria das músicas. Isso, aliás, era o principal argumento dos que diziam que a demissão da vocalista Tarja Turunenn não afetaria demasiadamente a banda, uma vez que ela não participava em nada do processo criativo. Ledo engano...

Uma banda não é simplesmente "quem toca", "quem canta" e "quem compõe". Claro, existem grupos com dono, que monopolizam as atenções, mas isso acontece mais facilmente quando os demais integrantes não são expressivos – e isso é especialmente grave quando o substituído é o vocalista, a interface com o público. Não tem jeito, a química sempre se desfaz quando um membro importante sai. É preciso que o substituto tenha personalidade para criar uma nova química. Algo como Bruce Dickinson substituindo Paul DiAnno ou Dio substituindo Ozzy. Tanto Iron Maiden quando Black Sabbath se tornaram bandas diferentes – muito boas, mas diferentes.

E aí mora o problema. Anette não é Tarja. Talvez fosse realmente um erro botar uma imitadora ou comprar o passe de uma vocalista consagrada no mesmo estilo, como Floor Jansen ou Simone Simons. Acontece que a novata (nem tão novata assim, do topo de seus 36 aninhos) não tem personalidade. Tem uma vozinha até afinada mas comum, o que torna difícil identificar a banda a uma primeira audição. É só mais uma entre as 342 mil cantoras de "metal melódico". Pior, sua referência mais próxima é a igualmente inexpressiva Amy Lee, líder do Evanescence, uma mistura de "nu" metal e Tori Amos feita para os padrões sempre baixos do público americano. É de se suspeitar até a escolha de Anette entre mais de duas mil candidatas se deva a alguma intenção de "entrar" nos EUA. Vai saber...

De qualquer forma, aqui está o disco para quem quiser conferir. Como os arquivos estão em 256kbps, tive que quebrar em duas partes. Não achei a arte em boa definição, mas incluí um txt com as sempre boas letras de Tuomas.

1. The Poet and the Pendulum
2. Bye Bye Beautiful
3. Amaranth
4. Cadence of Her Last Breath
5. Master Passion Greed
6. Eva
7. Sahara
8. Whoever Brings the Night
9. For the Heart I Once Had
10. The Islander
11. Last of the Wilds
12. 7 Days to the Wolves
13. Meadows of Heaven

Download parte 1

Download parte 2

ATENÇÃO: A faixa 3 ("Amarath") está errada. Tem ainda o voiceover da versão de divulgação. Clique aqui para baixar a versão correta.

35 comentários:

Anônimo disse...

ah nao fale bobera
soh pq a anette n eh soprano
a banda fico comum
fala serio neh

a voz da tarja q já tava dexando a banda comum, igual a todas as outras
epica..tristania,..etc etc...

Dagda disse...

Como eu digo, opinião é um direito de todo mundo. O disco está aí para quem quiser ouvir e tirar suas próprias conclusões. Vamos ver quanto tempo a banda dura com essa moça - ou quanto tempo essa moça dura na banda.

Anônimo disse...

A banda, espero que dure e muito. As composições de Tuomas são um destaque tremendo e essencial das 300 bolinhas mil bandas por aí...

A vocal...eh, nope. Foi avisado bem previamente que a vocal não seria de calibre clássico, a decepção não veio do estilo, mas da pobreza do desempenho no tal.

Músicas fracas como Whoever Brings The Night e Bye Bye Beautiful nem tiveram prejuízo, mas ao ouvir Poet, Sahara, a bela balada final... é inevitável pensar no que uma voz capaz transmitiria.


Fazêoquê...

Ah, e doeu na Tori Amos hein?

Anônimo disse...

Anette não canta nada.. Ta uma m...
sem a Tarja.

Anônimo disse...

POw num fala isso da Amy Lee que ela num é qualquer uma não. Não seria por acaso que o Evanescence é um fenômeno Mundial. Tá com inveja é!?
O Cd da Tarja tá mto foda, adoro a voz dela. Ela brilha.
Vleww

Anônimo disse...

quem ja ouviu o cd de tarja sabe que ela continua boa como sempre. Já não se pode dizer a mesma coisa do nightwish...
Espero que anette melhore com o tempo, ou que encontrem uma cantora tão apaz quanto Tarja, pois como ela diz, "eu ando só". E anda muito bem, por sinal.

Unknown disse...

A voz d Anette não é ruim não ela é uma ota vcalista ma não para o nightwish. Mas as composções do Tuom são im destaque como sempre, mas ao vivo asmúsicas antigas perderam toda a paixão, assim não rola, vamos verquanto tempo ele aguenta.

Anônimo disse...

bom... eu acho q a Anette eh alguem pra c colocar expectativas... por exemplo.. n acho q Amaranth causaria tanto impacto cm Tarja cantando... mas eh impossivel de aguentar Anette cantando as musicas q um dia foram cantadas pela Tarja... acho q Tuomas deu pra Anette as musicas q ficaram melhres cm ela do q ficariam com Tarja...

A Sombra do 79 disse...

uma vez vc disse que se fosse possível levar dois discos para uma ilha deserta (e lá tivesse vitrola...rs), vc levaria o Who's Next e o Queen II. Mantem a escolha?

abraço

Anônimo disse...

acho q o thomas fez uma escolha errada !!! ele mudou do vinho pra agua ! assim da pra se dizer que teve uma divisão dos fãns !!! os Pós - Tarja e os Ant - Tribu ( rpg) hehehehehheheh ... sem duvida gostava mais do vocal da tarja !. flw

Anônimo disse...

Ah, com certeza não supera a tarja, a banda não tá mais tão melodic... taria quase um power metal com vocal feminino se não tivesse o teclado dando um toque melodico...
Bem, acho que ela não é uma má cantora, só tem um estilo diferente. E, cá entre nós, seria beeem foda achar uma nova "tarja" XDD
Tarja é unica ;DD

Anônimo disse...

TSS...

ANETTE NEM CHEGA AOS PÉS DA TARJA NEH?!

FAZE O Q...

Anônimo disse...

Mas...

A Ant num é uma má cantora... só acho q nightwish caiu muito de produção com ela...
Ela tem uma voz do karalho... piro na voz dela... mais em relação ao nightwish nunca vai ser igual a Tarja...


by: And

Anônimo disse...

tanto a tarja quanto anette são boas vocalistas mas tarja ela tem o estilo onde começou o nightwish, eu sinceramente prefiro a voz da anette, mas o nightwish tinha o estilo gothic metal, e anette mudou totalmente o estilo de nightwish ele non ta muito gothic assim.

Anônimo disse...

As duas são igualmente gostosas e ponto final. Ou melhor: A única coisa que Anette ganha da Tarja é o swing, no quebrado do pescoço, já que Tarja era o Ozzy com buceta em cima do palco. Desengonçada... ainda bem que canta pra caralho!!!!

Anônimo disse...

Não seja idiota mesmo desengonçada sua presença de palco nem se compara prefiro ela cantando, muito mais técnica e afinação, mas só fã ate a morte e num vou mudar de gosto por que mudou a vocal acho que como a Simone Simons ela tem muito que apreder e vai aprender!

Anônimo disse...

Por que não coloca o arquivo completo pra baixar?
vão tudo tomar no meio do olho do cú

vou te enfiar os cinco dedos na cara, pau no cú!

Anônimo disse...

A pow para de fala bestera se vcs gostassem de rock nao diriam isso a anette canta mto, a diferenca eh q a tarja canta mto tbm mais canta mais gotico, ja a anette canta mais animado, pra min o nightwish ta a msm coisa e vcs nao deveriam ficar falando assim dela, ainda mais agora q ela ta prescisando de todo nosso apoio porque alem de ser a unica mulher na banda, em varios shows ela esta sendo mto vaiada, se vcs bem se lembram quando a tarja entrou foi a mesma coisa entao parem de falar mal dela ate porque ela merece respeito, e se nao gostam da anette, fiquem escutando as musicas em q a tarja canta mais para de falar mal dela se nao quiserem ouvir a musica da annette nao baixem e nem postem merda no blog. e peguem a tarja e manda ela te comer com pinto de borracha

Anônimo disse...

sou o mesmo dai de cima e concordo com vc Lika, quem gosta de verdade nao dexa de gostar so porque mudou o vocal, continua sendo o nightwish e sempre vo gosta seja ate a minha avo cantando.

Prih disse...

Ah gente.
Eu 'até que' gosto da Anette...
Vou ouvir o Dark Passion Play com carinho. O estilo mudou bastante, mas a qualidade das músicas do Tuomas não!
Teve tanta gente que criticou o 'Once' quando ele saiu... falaram que não era mais Nightwish, e bla³... se já estranharam o cd, imagina se não iam estranhar uma mudança de vocalista né mew...
Levará tempo pra Anette se acostumar com o Nightwish e para o Nightwish se acostumar com a Anette. E, se nem eles estão habiuados com essa mudança, imaginem os fãs (nós xD)
Heasushuseahuase!
Sabe gente, não tem essa não. Elas são muito diferentes, porém muito competentes. A Tarja é cantora líricaaaaaaaaaa e a Anette é cantora NÃO-líricaaaaaaaaaaaa xD
E a gente não pode fazer nada se não aceitar isso! Se não conseguir aceitar, simplesmente não ouça (:

Acho que é isso! XD
Desculpa qualquer coisa :/

:*

Anônimo disse...

Achar outra Tarja é impossível, Annete precisa de mais profissionalismo, mas eu gosto dela e continuo gostando do Nightwish

Unknown disse...

Para quem acompanhou o último DVD do Nightwish com a Tarja (End Of An Era)(2005) e as últimas gravações de CDs como Once ao comparar com o novo estilo da Banda com a Anete (Dark Passion Play), percebe que a diferença é absurda. Neste ano de 2008 assisti o Show do Nightwish (Via Funchal) e Tarja Turunen (Cred Car Hall). Galera, não tenho nem palavras para expressar o quanto a Tarja é plenamente superior a Anete. Percebi também que no Show do Nightwish a Anete precisa de playback para ocultar a sua má performance como cantora.
Sou fã do Nightwish, mas a realidade deve ser dita. Fico triste e lamento muito, não foi a toa as vaias recebidas em Belo Horizonte, onde a Anete teve que se retirar do palco.
Acho que o Thomas errou ao demitir Tarja e colocar uma cantora que não esta a altura da banda.
"Vamos Ver até onde vai durar !!!"

Magnus IV disse...

Antes as pessoas nao ouviam o "nightwish" e sim
Tarja Turnen

Agora elas ouvem Nightwish! que está muuuito melhor com Anette Olzon que apesar de nao ser soprano tem uma excelente presença de palco alem de afinação e muuuita simpatia

Anônimo disse...

oq houve com a banda nao é novidade no mundo do rock, muitas bandas ja passaram por isso, mas a banda q mais me lembra esse fato é Van Halen, quando a saida do Dave Le Roth e a entrada do Samy abalou milhoes, a mudança repentina de som etc e tal....
de agora em diante vai ter aqueles fãs q não irão mais ser fãs, aqueles q se tornarão fãs e sobra os q continuarão a gostar e amar a banda...
mas na minha opinião, Nightwish perdeu sua identidade no mundo do rock (nao q Anette seja inferior a Tarja de jeito nenhum) mas a Tarja deixava o Nightwish unico no mercado, ja Anette deixou a banda mais "POP", exatamente oq houve com Van Halen.

Anônimo disse...

agora ouvindo esse novo albun chego a simples conclusão

A Annete deixou o Nightwish uma merda.

A Tarja decha o Nightwish bom.

Agora,pra banda fica excelente, só deixando o Marco como unico vocal, ae a banda ficaria foda mesmo.

shy moon disse...

marco n eh um bom vocalista..em estudio ate q a voz dele fica legal...eu vi o show da anette e a camera mostrou o povo embaixo...putz nunca vi um povo tao parado..a comparação da anette com a tarja eh um equivoco a anette tem uma voz q em nada lembra um metal melodico ao contrario ela se daria bem num popzinho desses...ja a voz pesada q lembra uma opera da tarja tornou o nightwish unico tuomas errou feio ao execra-la o nightwish continua bem nas composições q saum lindas mas enfim o vocal n tem nada a ver...talvez se o nightwish ouvisse seus fãs perceberia o grave erro e o ajustasse antes q a banda se divida
de um fã p outros

Anônimo disse...

cada banda tem sua essencia musical, que mexe com sentimentos de dada pessoa de uma forma individual, o nightwish despertava sentimentos que nem sei expressar na verdade, mas agora.....
cara se eu quisesse as mesmas emoções que os play-boys e os emos senten ouviria brit.. spers evaness... ou outra banda "qualquer" que nao possui uma indentidade forte como a que o nightwsh possuia!!!

marcus_rock_15 disse...

acreditem ou nao


mas eu nao conseguia gostar do nightwish com a Tarja, ja com essa eu gostei de primeira ouvida.

Anônimo disse...

Ah meu, sinceramente.

Não gostam da Anette, não ouçam e parem de ficar falando merda por aí! u_u Vão atrás das obras da carreira solo da Tarja e sejam felizes, e deixem aqueles que curtem a voz da Anette serem felizes aqui. Aí todo mundo fica feliz.

(Y)

Anônimo disse...

Não sejam estúpidos ao ponto de compararem a Tarja Turunen com a Anette Olzon. Ambas cantam bem sim, mas em registos diferentes!
E não venham com a história de que Nightwish não é nada sem a Tarja... a falar a sério... que diferença já tinham as melodias desde que saiu a Nemo em 1998 até hoje? Nenhuma!
Para gentinha que gosta de coisas iguais tudo bem, digo apenas que Nightwish só ficaram a ganhar. E eu tive o prazer de estar na companhia deles no ano passado em Portugal e tenho a dizer que a Anette é bem mais simpática e acessível do que a Tarja.

Nunca mais cometam esse grave erro de comparar estas duas fenomenais vocalistas se fazem favor...
Aprendam 1º o que é música... o que é e não é uma boa voz...

Anônimo disse...

Ja vo avisando o que eu li no post acima ja diz tudo nightwish sem tarja e questao de tempo para banda comeca a falir, outra coisa anette ? com todo respeito jurava q eles tinham chamado era shakira ela e igual ela kkkkk Agora e serio nao foi atoa q quando tarja veio em Belo Horizonte fazer seu show solo ela fez tremendo sucesso, agora nightwish veio logo depois com essa aiii, receberam vaiasssss show nem termino direito anette chingo publico pq odiaram ela, para os q falam que tarja tava deixando banda comum ? nuncaaaaaaaaa me fala uma cantora pode ser soprano q tenha a voz igual a delaaa!! nenhumaaaaa

Tarja e inestimavel
tarja = michael jackson

XD tarja te amoo

Sakura disse...

Acabei de ouvir esse album e desculpem-me os fans da Anette, mas está uma MERDA, o Nightwish perdeu e muito de sua caracteristica melódico, que para mim era de essencial, as letras, ótimas como sempre, mas a vocalista, é u 'Ó'
u.u

zero cool root disse...

Acho que voces estão equivocados, em comparar a Tarja com a Anette, pois sao cantoras ótimas, porém distintas, pra fala a verdade, eu prefiro a Tarja cantando suas musicas com Nightwish e a Anette com suas novas musicas do Nightwish, e corelacionado ao que o amigo abaixo disse sobre a banda Tristania e Epica, sou mais a Vibeke Stene cantando do que a Tarja, e isso posso dizer, pois ja fui num Show do Tristania em São Paulo e a Voz da Vibeke nao tem pra ninguem e tambéma a voz da Simone Simons é muito mais legal que a da Tarja, mas, são opiniões diferentes......

Renver disse...

Nightwish é

- 1998 - Oceanborn
- 2000 - Wishmaster
- 2001 - Over the hills and far away
- 2002 - Century Child

depois disso a banda perdeu a sintonia... alguma coisa lá dentro desestabilizou eles... Com a Tarja ou sem a Tarja a banda já não era mais a mesma.

2007 - Dark Passion Play, é um bom albúm (melhor que o Once) mas ainda não recuperarão a sintonia, principalmente com músicas tipo:

"04 Cadence of her last breath"

que merda de música aqule "Run away" dela me dá pesadelos (Evanescence???)
...

bom a Tarja se deu melhor sozinha, na minha opinião o albúm dela é mais agradável de se ouvir.

Espero que o NW recupere a forma, ou pelo menos não faça nada inferior ao DPP.

Anônimo disse...

Anette não canta nada mesmo. Não tem personalidade, é uma bosta. D: