domingo, janeiro 14, 2007

Marillion - Fish's First Pratice (1981)



Toda banda cria polêmica quando muda um integrante de destaque, especialmente quando é o vocalista. Com o Marillion não poderia ser diferente. Embora eu tenha conhecidos que defendam com unhas e dentes a fase com Steve Hogath, sou partidário intransigente da fase com Fish.

Meu problema com Hogarth começa por achá-lo um vocalista sem personalidade. Pode parecer contraditório, uma vez que Fish imitava descaradamente Peter Gabriel, mas a coisa é mais sutil. Você o reconhece de primeira. Quando ouço uma música do Marillion com Hogarth sem saber do que se trata, tenho uma tremenda dificuldade de identificar a banda porque ele tem o mesmo timbre de milhares de vocalistas de grupos de arena rock dos anos 80.

Não ajudou o fato de a primeira música que ouvi com ele ser absurdamente ruim: "Hooks on You", disparado a pior música que já levou o nome do Marillion. E tem um último aspecto muito importante: as letras. Fish é o meu letrista favorito. Suas letras conseguem ser ao mesmo tempo extremamente complexas e extremamente claras. "Script For a Jester's Tear" fala de amor não correspondido (seu tema recorrente), "The Web" de solidão, "Punch & Judy" de relacionamentos desgastados e por aí vai. Numa primeira leitura, a despeito da complexidade e da teatralidade dos versos, o tema ficava bem claro. Já com Hogarth, por exemplo, a letra de "Uninvited Guest" só fica clara de fato quando se vê o clipe.

Isso significa que a banda não tenha feito coisas boas com Hogarth? Pelo contrário. Brave, por exemplo, é um grande disco, inclusive em termos de letras. Só não é perfeito por conta da baba "Alone Again In The Lap Of Luxury", cruzamento de "Is This Love" do Whitesnake com qualquer coisa do Europe, e de "Paper Lies", um pop na pior tradição de "Hooks on You".

Bem, mas deixando a polêmica de lado, este bootleg aqui é um registro das primeiras gravações de Fish com a banda, em 1981. Naquele ano, ele e o baixista Diz Minnitt se despencaram da Escócia para os arredores de Londres com a intenção de se juntarem ao guitarrista Steve Rothery, ao tecladista Brian Jelliman e ao baterista Mick Pointer, cuja banda ainda se chamava Silmarillion. No disco está basicamente o repertório de seus shows nos primeiros dois anos. Delas, somente três foram depois gravadas oficialmente: "Grendel" (que saiu como compacto), "The Web" (letra de Fish sobre uma música anterior do Silmarillion chamada "Close") e "Garden Party".

O som ainda é bem amador, mas dá para sacar que todos os elementos da fase clássica do Marillion já estavam ali.

Ah, consegui os arquivos via Bit-Torrent, onde foram levantados por um "upador" anônimo. Ficam aqui os agradecimentos a ele.

1. Time For Sale
2. Madcap's Embrace
3. Grendel
4. Snow Angel
5. Skyline Drifter
6. The Web
7. Herne The Hunter
8. Garden Party

Download (parte 1)

Download (parte 2)

4 comentários:

Anônimo disse...

o riff da hooks on you até que é invocado

Anônimo disse...

Acabei de conhecer o Blog, mas tô passando prá agradecer o Bootleg do Marillion.
Marillion com Fish é 10.
Marillion sem Fish... Compre quem gosta.
Eu sou mais a carreira solo do Fish, aliás se quiserem algum eu tenho todos (acho).

Anônimo disse...

Sad, o segundo arquivo está vazio ...

Obrigado pelo seu blog assim mesmo.

Um francês que não falam Português :D

Fish disse...

o segundo arkivo ta vazio......mas todos os outros sao documentos...obrigado pelos posts cara!