sexta-feira, janeiro 26, 2007

Mountain - Dois CDs

Atendendo a pedidos.

Para mostrar que Meat Loaf não é o único roqueiro em pé-de-guerra com a balança, cá estão dois discos do Mountain, que tinha à frente o guitarrista peso-pesado Leslie West. Para quem não conhece (tisk, tisk, tisk...), o Mountain sempre foi considerado uma espécie de "Cream dos pobres" por dois motivos. O maior deles era a presença no baixo de Felix Pappalardi, que produzira álbuns do power trio inglês e ainda tocara teclados e cordas em alguns discos deles. O outro motivo era o fato de West (com a ajuda de Pappalardi) tocar exatamente no mesmo timbre que Eric Clapton - e isso é um elogio, tá?

Os dois se juntaram em 1969, quando West deixou o grupo The Vagrants para gravar seu disco solo Mountain, produzido por Pappalardi. O que era um projeto solo virou banda com a entrada do batera N.D. Smart e do tecladista Steve Knight. Foi essa formação que tocou no festival de Woodstock, com músicas que entrariam no primeiro disco do grupo, Climbing. Para aumentar ainda mais a associação com o Cream, um dos destaques do repertório era a desconcertante "Theme for an Imaginary Western", de Jack Bruce.

Logo depois do festival, West e Pappalardi deram um pé na buzanfa de Smart. Conta a lenda que West chamou para a banda um batera de Nova York chamado Peter Criss, com que tocara em clubes de jazz e blues. Criss, que era então um ilustre desconhecido, recusou o convite ao saber que seria um músico contratado, e não membro com direito a voto. Três anos depois, ele ajudou a fundar o Kiss e encheu a burra de dinheiro, mas, naquele momento, a recusa pareceu maluquice.

Corky Laing acabou assumindo as baquetas e gravando Climbing, que fez um tremendo sucesso, puxado pela clássica "Mississippi Queen". O disco seguinte, Nantucket Sleighride, também vendeu bem, mas a banda não conseguiu manter o pique e se separou em 1972, após mais um disco de estúdio e um ao vivo. Em 1974 eles ensaiaram uma volta, que rendeu o ótimo disco ao vivo Twin Peaks, mas o retorno foi fugaz.

Em 1983, Pappalardi foi assassinado pela própria esposa, Gail. Ela alegou disparo acidental, mas acabou condenada por homicídio negligente. West e Laing volta e meia ainda se reúnem sob o nome Mountain e chegaram a gravar dois discos, em 1996 e 2002, mas nada que se compare ao trabalho clássico da banda.

Bem, depois desse blá-blá-blá, vamos aos discos. Aqui estão justamente Climbing e Twin Peaks, o tal ao vivo de 1974. Os dois estão na categoria "conhecimento básico" para qualquer candidato a roqueiro.

Ah, para quem quiser discos solo de West, tem uma penca deles da página do Fireball (link na lista da lateral esquerda).

Climbing (1970)



1. Mississippi Queen
2. Theme for an Imaginary Western
3. Never in My Life
4. Silver Paper
5. For Yasgur's Farm
6. To My Friend
7. Laird
8. Sittin' on a Rainbow
9. Boys in the Band

Download

Twin Peaks (1974)



1. Never in My Life
2. Theme for an Imaginary Western
3. Blood of the Sun
4. Guitar Solo
5. Nantucket Sleighride
6. Crossroader
7. Mississippi Queen
8. Silver Paper
9. Roll over Beethoven.

Download

3 comentários:

Anônimo disse...

Valeu pelos Mountain, Dagda..... Se vc conseguir mais algum, poste-os prá mim, tá ?
Grande abraço e obrigado pela atenção
Loyola

Anônimo disse...

Muita coisa boa por aqui: Mountain, David Gilmour, Metallica, Blind Faith, Yardbirds, Van Halen ... álbuns que não podem faltar em uma cdteca descente. Parabéns.

Se vc puder dar uma força para o meu blog, que está começando, eu agradeço muito. Podemos trocar links.

Seres da Noite:
http://seres-da-noite.blogspot.com/

Obrigadão,

[ ]s

Anônimo disse...

Sem palavras. Muito obrigado. Só hoje pude vê-los e baixá-los.
Abraço