sábado, janeiro 13, 2007

The Yardbirds - Live Featuring Jimmy Page (1968)

NOVO LINK!

image hosted by ImageVenue.com

Galera, este post remetia para um arquivo do falecido blog Chris Goes Rock. Como o blog fechou, os links caducaram. Assim, acabo de reupar o arquivo por aqui mesmo. Desta vez está tudo num único arquivo sem senha. Divirtam-se.

Cabe aqui um pouquinho de História. Desde o começo dos anos 60, o quinteto Yardbirds fazia bonito tocando em bares e acompanhando bluesmen que se apresentavam na Inglaterra - para diminuir custos, os velhinhos viajavam sozinhos e contratavam uma bandinha local. Boa parte da reputação do grupo se devia ao guitarrista solo, um certo Eric Clapton. Em 1965, alegando insatisfação com a pegada pop do single "For Your Love", Clapton pediu o boné e se mandou. Para substituí-lo, chamaram outro garoto mais ou menos talentoso: Jeff Beck. Um ano depois, foi a vez do baixista Paul Samwell-Smith pedir as contas, abrindo caminho para que Beck convidasse um amigo para a vaga, um tal de Jimmy Page - o que devia ser o cenário roqueiro daquela época... Não levou muito tempo para Page trocar de instrumento com o outro guitarrista, Chris Dreja, e começar a duelar com Beck na guitarra e no ego. Resultado? Beck pulou fora e deixou Page reinando sozinho, ao lado de Dreja, do vocalista Keith Relf e do baterista Jim McCarty. O quarteto durou pouco. Em 1968, Relf e McCarty foram fundar o Renaissance, Dreja tornou-se fotógrafo e Page ficou com um mico na mão: shows na Escandinávia para os quais já tinha recebido. A solução foi improvisar uma banda com o amigo John Paul Jones e com dois guris desconhecidos: John Bonham e Robert Plant. O resto, bem vocês sabem...

Isso aqui é um pirata dessa curta fase como quarteto. Mostra que o som do Led Zeppelin já estava todo na cabeça de Jimmy Page, faltava apenas os parceiros para dar a sonoridade - tanto que "I'm Confused" nada mais é que "Dazed And Confused" com outra letra. Canções tradicionais dos Yardbirds, como "You're a Better Man Than I" e "Heartful of Soul" estão mais raçudas, e a voz de Relf está curiosamente grave.

Ah, no século passado, eu ganhei uma fita cassete com esse disco. Presente de uma amiga que sabe tudo de rock'n'roll e que, aliás, me despertou o vício pelo download de MP3. A culpa é dela!!!

1. The Train Kept A Rollin'
2. You're a Better Man Than I
3. Heartful of Soul
4. I'm Confused
5. My Baby
6. Over Under Sideways Down
7. Drinking Muddy Water
8. Shapes of Things
9. White Summer
10. I'm A Man

Download

10 comentários:

Anônimo disse...

Thanks I've Been Looking for this album for years .Your Blog Is the Best .

Anônimo disse...

CARA, ESSE POST É UM ARQUIVO HISTÓRICO DE ÁUDIO DO QUE SERIA O LED ZEPPELIN POUCO DEPOIS. EU JÁ O TENHO HÁ TEMPOS E É MUITO LEGAL SABER QUE OUTRAS PESSOAS PODERÃO DISPOR DISSO! PARABÉNS! UM ABRAÇO, MIGUEL.

Anônimo disse...

Por que q nao pode baixar esse arquivo????? estou tentando faz alguns dias baixar esse disco mas consigo...há algum problema??? quero muito baixar o disco dos yardbirds!!!

Anônimo disse...

ops, NÃO CONSIGO, melhor dizendo...hehe

Anônimo disse...

o chrisgoesrock não fechou não dagda, só mudou o endereço, de uma conferida:
http://www.chrisgoes.blogspot.com/

Dagda disse...

Grande notícia, anônimo!!!! Era um dos meus blogs favoritos. Bom saber que está de volta.

Anônimo disse...

BOM DIA DAGDA, estou precisando do album do Robertinho de Recife, Rapsodia Rock, se possivel me ajude, estou a um bom tempo atrás, quando encontrei não tava mas disponivel.
Um grande abraço
Magrão

Anônimo disse...

Nossa velho, isso aí é muito bom!

[ ]'s

Anônimo disse...

Também estou doido procurando o rapsódia Rock , tem um link do rapidshare que não funciona.Por favor alguém me ajuda.O Metalmania serve também , mas tô atrás do Rapsodia rock.Por favor"""

Iago disse...

vlw o post..tou re-baixando esse disco! eu tinha ele uns 5 anos atras, mas perdi quando meu pc deu pau. Pensei porque nao baixa-lo novamente?! Otimo!