quarta-feira, maio 06, 2009

David Gilmour – Remember That Night (2007)



Ok, galera, esse aqui foi um tour de force. Ripei o áudio de um brilhante DVD ao vivo de David Gilmour gravado no Royal Albert Hall, em Londres, em 2007, na turnê do disco On An Island. Para mim, o show tem um atrativo a mais: a presença de Rick Wright, antigo companheiro de Gilmour no Pink Floyd, nos teclados e vocais. Outras presenças de destaque na banda são Phil Manzanera, guitarrista do Roxy Music, e Dick Parry, que tocou saxofone em três discos do Floyd.

Como é natural, Gilmour está numa situação um pouco análoga à de Paul McCartney: não importa a boa qualidade de sua produção solo, sua participação chave numa banda fundamental para a história do rock vai sempre ter precedência. Por isso, ele abre a apresentação com uma seleção do primeiro lado de The Dark Side Of The Moon. Platéia aquecida, Gilmour mostra as músicas de seu disco solo.

Na segunda parte do programa, ele desfia uma série de Standards do Pink Floyd, abarcando boa parte da carreira do grupo. Sim, eu ainda me emociono ao ouvir Gilmour e Wright cantarem “Echoes”.

Além do repertório sólido (embora pouco ousado) e do evidente talento da banda, merece destaque o time de convidados, quatro lendas do rock. Como no DVD acústico In Concert (áudio também disponível aqui na Caverna), Gilmour conta com a participação do amigo Robert Wyatt, baterista e vocalista do lendário Soft Machine. Em 1971, quando preparava sua banda por SM, Wyatt tomou um porre numa festa e caiu do terceiro andar, ficando paraplégico – o que não o impedir de fazer discos de relativo sucesso depois. Aqui ele participa com um solo de corneta na faixa 9.

Se botar Wyatt tocando corneta já é um luxo, imagine ter como backing vocals David Crosby e Grahan Nash (parceiros de Stephen Stills e Neil Young vocês sabem onde)... Pois é o que Gilmour faz nas faixas 5, 6 e 14, cantando com eles trechos de uma canção de Stills, a faixa 20.

Mas a participação mais luxuosa está no fim, com a entrada no palco de David Bowie. Com ele, Gilmour e companhia fazer uma versão enfezada para “Arnold Layne”, o compacto que deu início à viagem do Pink Floyd, em 1967. Em seguida, fechando o DVD, Bowie divide com Gilmour o vocal da clássica “Comfortably Numb”, que vou comentar mais abaixo.

Como se não bastassem essas 22 músicas, eu ripei também as faixas de áudio do DVD bônus, e aí o bicho pega. Sabe aquela história de repertório pouco ousado? Pois é, as cinco primeiras músicas dos bônus são gravações de outros shows no Albert Hall, incluindo “Dominoes”, do segundo disco solo de Syd Barrett (fundador do Floyd), e ”Wot's... Uh the Deal?”, de Obscured by Clouds, um dos meus discos favoritos do Pink Floyd.

Também entre essas cinco estão versões alternativas de “Arnold Layne” e “Comfortably Numb”, com Richart Wright cantando no lugar de Bowie. Embora prefira a versão da primeira com Bowie, confesso que gostei mais de “Comfortably Numb” com Wright. Para mim, essa música sempre foi um ponto complicado no repertório do Floyd sem Roger Waters e da carreira solo de Gilmour. Nenhuma tentativa de substituir o vocal de Waters me pareceu satisfatória – e olhe que, além de Bowie, Gilmour já tentou três músicos de apoio cantando juntos, Robert Wyatt e até Bob Geldoff. Waters, por sua vez, não corre riscos, em seus shows solo, botou Doyle Bramhall II para imitar descaradamente o vocal de Gilmour. Pois bem, acho que Richard Wright foi quem chegou mais perto. Se não do timbre de Waters, ao menos de sua interpretação.

Os bônus seguem com mais uma música de Barrett, “Dominoes”, e outra antigona do Floyd, “Astronomy Domine”. Depois vem uma versão ao vivo de uma canção nova de Gilmour e uma Jam instrumental. As últimas cinco faixas são do primeiro show da turnê de On An Island.

É isso, espero que gostem – e comentem...

Ah, como ripei em 320 kbps, precisei quebrar num monte de arquivos. Mas vale a maratona.

Disco principal

1. Speak to Me
2. Breathe
3. Time / Breathe (Reprise)
4. Castellorizon
5. On an Island
6. The Blue
7. Red Sky at Night
8. This Heaven
9. Then I Close My Eyes
10. Smile
11. Take a Breath
12. A Pocketful of Stones
13. Where We Start
14. Shine On You Crazy Diamond, Pts. 1-5
15. Fat Old Sun
16. Coming Back to Life
17. High Hopes
18. Echoes
19. Wish You Were Here
20. Find the Cost of Freedom
21. Arnold Layne
22. Comfortably Numb

Download parte 1
Download parte 2
Download parte 3
Download parte 4

Disco bonus

1. Wot's... Uh the Deal?
2. Dominoes
3. Wearing the Inside Out
4. Arnold Layne
5. Comfortably Numb
6. Dark Globe
7. Astronomy Domine
8. This Heaven
9. Island Jam
10. Castellorizon
11. On an Island
12. The Blue
13. Take a Breath
14. High Hopes

Download parte 1
Download parte 2

No vídeo, a canja de Bowie cantando “Arnold Layne”, o primeiro compacto do Floyd:



E, já que Dagda está muito gente boa, vai também “High Hopes”, melhor música do Floyd pós-Waters.

12 comentários:

Anônimo disse...

Gilmour, sem comentarios...
E eu rodei atras desse show, so achei em torrent, grande post.

Leonardo - Manaus

Fireball disse...

Dagda,

Parabéns pelo post com esse rip.

Simplesmente o melhor DVD que já vi.

Perfeito e obrigatório.

Abraço

Anônimo disse...

Confesso que não foi amor a primeira vista com o pink floyd, tive que escutar um pouco mais para entender as musicas, mas depois que voce passa a gostar da banda não consegue parar mais. e o gilmour é divino !!!! parabens !!! voce acertou em cheio

Carolina Silva disse...

Olá amigo. Você não poderia ripar o DVD bônus e disponibilizá-lo? Só encontro o DVD principal. Um abraço.

Anônimo disse...

Puta que pariu! Desculpe a expressão, mas não há outra para expressar meu espanto com este download: sem exageros, foi a melhor "baixada" de música que já fiz na vida, até o momento. MP3 da melhor qualidade, COM AS LETRAS. Isso mesmo: COM AS LETRAS!!! Pode até existir em outros sítios mas nunca tinha visto, ainda, nada parecido na net. Show!!! Parabéns. Este sítio já está nos meus favoritos. Além do mais, Pink Floyd está acima de qualquer escala de valor musical. É isso aí!

Anônimo disse...

Links off!!
Poderia re-disponibilizá-los, dude?

Obrigado pelo ótimo trabalho!!

†Erikdrum®† disse...

POxa...

Sem duvidas um talento da música...

Kra obrigado por isso!

Comentei sem ver se os links estão fora do ar...
Se estiver arruma pra gent por favor.

é complicado achar albuns no Gilmour com boa qualidade!



thx!

Descobrindo... disse...

O link esta quebrado ! ! !

Manda outro, se possivel manda para o megauploud, é melhor!!!

Blog excelente!!!

Abço!

Anônimo disse...

The file could not be found. Please check the download link.

Anônimo disse...

Nao consigo baixar. Da "Arquivo não encontrado. O arquivo foi excluído, ou você inseriu o URL errado."

†Erikdrum®† disse...

http://kickasstorrentsim.com/david-gilmour-2007-720p-remember-that-night-chattchitto-rg-t11002612.html


torrent! 720p

nisyshy disse...

replica bags paypal accepted view website a4u57f1w67 replica bags australia replica bags australia hermes replica handbags z1h69x1v09 replica bags online pakistan replica bags philippines wholesale gucci fake r8x82x6r86 replica bags bangkok