segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Aerosmith - Pandora's Box (1991)




















Este aqui em comprei na Virgin Records de Times Square, em 1998, antes de as minhas vacas fazerem operação de redução de estômago e emagrecerem assustadoramente.

Não dá pra falar de hard rock sem falar de Aerosmith, pois a banda de Stephen Tyler e Joe Perry influenciou literalmente todo mundo que veio depois e ainda um bom número de contemporâneos. Quer entender o motivo? ouça esta fantástica coletânea que cobre a carreira do grupo na Columbia, sua "primeira" fase clássica.

O primeira estava entre aspas porque o Aerosmith conseguiu uma coisa sui generis, retornar sem ser uma paródia de si mesmo. Em 1972, eles emergiram de Boston com um disco de grande sucesso, puxado pela balada pesada "Dream On", nos anos seguintes, estabeleceram as bases do que seria o hard rock americano, ao mesmo tempo em que mergulharam nas drogas. Se alguma coisa era ilegal e dava barato, Tyler e Perry já tinham experimentado. O resultado de tanto abuso foi que os discos começaram a ficar menos interessantes e a banda foi perdendo o foco. Em 1979, Perry puxou o carro, seguido, dois anos depois, pelo outro guitarrista, Brad Whitford, substiuídos, respectivamente, por Jimmy Crespo e Rick Dufay. Ah, antes que alguém pergunte, Jimmy Crespo tinha cabelo liso.

A banda não chegou a acabar oficialmente, mas estava na cara que a formação com Pixaim, digo, Crespo e Dufay não tinha a mesma empatia. Criativamente, o Aerosmith estava morto e enterrado. Eis que, em 1984, Perry e Whitford foram assistir a um show da banda, ficaram para falar com Tyler e, papo vai, papo vem, acabaram voltando. Na mesma época o grupo trocou a Columbia pela Geffen (o que explica não haver qualquer música da segunda fase nesta coletânea). O "disco da volta", Done with mirrors, vendeu pouco, mas eu acho sensacional.

O retorno do Aerosmith ao estrelato se deu com o disco seguinte, Permanent vacation e a participação de Tyler e Perry numa cover da canção "Walk this way" feita pelo grupo de rap Run DMC. Pessoalmente, eu tenho hojeriza a rap, hip hop ou seja lá qual for o nome que se dê a esse troço, e acho que a versão ficou uma bosta. Mas, como bosta e grande público sempre se atraem, a versão fez o maior sucesso. O disco seguinte foi Pump, para mim o melhor da banda, que se consagrou como uma das grandes atrações do fim dos anos 80 e início dos 90.

E, como se não bastasse, Stephen Tyler ainda presenteou o mundo com a filha, Liv "Arwen" Tyler. Fala a verdade, uma mulher daquelas e mais um sogro roqueiro, drogado e rico é ou não é o sonho de qualquer um?

Disco 1

1. When I Needed You
2. Make It
3. Movin' Out
4. One Way Street
5. On The Road Again
6. Mama Kin
7. Same Old Song And Dance
8. Train Kept A Rollin'
9. Seasons Of Wither
10. Write Me A Letter
11. Dream On
12. Pandora's Box
13. Rattlesnake Shake
14. Walkin' The Dog
15. Lord Of The Thighs

Download

Disco 2

1. Toys In The Attic
2. Round And Round
3. Krawhitham
4. You See Me Crying
5. Sweet Emotion
6. No More No More
7. Walk This Way
8. I Wanna Know Why
9. Big Ten-Inch Record
10. Rats In The Cellar
11. Last Child
12. All Your Love
13. Soul Saver
14. Nobody's Fault
15. Lick And A Promise
16. Adam's Apple
17. Draw The Line
18. Critical Mass

Download

Disco 3

1. Kings And Queens
2. Milkcow Blues
3. I Live In Connecticut
4. Three Mile Smile
5. Let It Slide
6. Cheese Cake
7. Bone To Bone (Coney Island White Fish Boy)
8. No Surprize
9. Come Together
10. Downtown Charlie
11. Sharpshooter
12. Shit House Shuffle
13. South Station Blues
14. Riff & Roll
15. Jailbait
16. Major Barbara
17. Chip Away The Stone
18. Helter Skelter
19. Back In The Saddle
20. Bonus Track 1

Download

4 comentários:

Anônimo disse...

Dagda

Peço o maravilhoso álbum Northwinds, de David Coverdale.

Dagda disse...

Quem sou eu pra dizer não a Morrigan?????

hazzamanazz disse...

Essa caixa é boa, apesar de ter sido lançada para testar a força e mercado do Aerosmith, pois a banda não estava com essa bola toda e a gravadora não confiava no taco deles.

Ainda bem que a gravadora sifú e deu pra ouvir o "disco das tetas" sendo lançado! LOL :D

[ ]'s

Anônimo disse...

Cara, adorei seus comentários neste post. Parabéns pelo seu trabalho!